Mostrar registro simples

dc.creatorGallas, Luisa da Costa Silva
dc.creatorVetromille-Castro, Rafael
dc.creatorOliveira, Bruno da Silva
dc.date.accessioned2025-10-21T14:45:23Z
dc.date.available2025-10-21T14:45:23Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationGALLAS, L. C. S. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; OLIVEIRA, B. S. . O CHATGPT vai substituir os professores de línguas? uma análise do CHATGPT na elaboração de planos de aula para ensino de línguas. REVISTA DE ESTUDOS DE CULTURA, v. 11, p. 213-228, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18220
dc.description.abstractNo presente artigo, analisou-se planos de aula para ensino de inglês como língua adicional, criados com o ChatGPT – modelo de linguagem desenvolvido através de Inteligência Artificial (IA). Foi observado não somente o produto, ou seja, o plano entregue pela ferramenta, mas também o processo interativo de busca por aperfeiçoamento prático e metodológico do planejamento. Foram analisadas versões do plano de aula à luz de princípios do ensino comunicativo de línguas. Além disso, foi feita a análise de como a ferramenta contempla as competências que integram a Competência Comunicativa nas ações que compõem o plano, tendo como base o referencial de Celce-Murcia (2007). Os resultados apontam para a viabilidade de utilização da ferramenta de IA como apoio para a elaboração de planos de aula e destacam a imprescindibilidade do fator humano na obtenção de planejamentos voltados ao desenvolvimento da Competência Comunicativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.titleO CHATGPT vai substituir os professores de línguas? uma análise do CHATGPT na elaboração de planos de aula para ensino de línguaspt_BR
dc.title.alternativeWill CHATGPT replace language teachers? an analysis of CHATGPT in developing language teaching lesson planspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22738
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples