Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorQuevedo, Gisele Dutra
dc.date.accessioned2025-10-22T19:08:04Z
dc.date.available2025-10-22
dc.date.available2025-10-22T19:08:04Z
dc.date.issued2025-06-30
dc.identifier.citationQUEVEDO, Gisele D. As casas falam em Piratini: ativação patrimonial do legado farroupilha e o patrimônio para além do tombamento. 2025. 195 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18253
dc.description.abstractThis thesis explores the patrimonial activation process of the named cultural estates in the Piratini, RS, analyzing the institutional speeches, the preservation politics and the community perception. The main objective is to understand how these heritage assets are mobilized symbolically and affectively, assessing whether the heritage linked to the Farroupilha legacy resonates with the local population. Initially, we hypothesized that the legal mechanisms of landmarking on their own do not guarantee effective preservation, and that the social and emotional activation of these heritages is essential. The methodology combined documentary analysis (listing processes, knowledge inventories and historical sources), oral history (agents from IPHAN, IPHAE, UFPel and the Farroupilha Historical Museum were interviewed) and surveys applied to the community, covering both the urban perimeter and the rural districts. The results were organized into three axes: (1) the trajectory of patrimonialization in Piratini, marked by distinct phases (heroic, modern and contemporaneous); (2) the practical activation of patrimony, which discusses the resignification of listed heritages through cultural, tourist and educational purposes; and (3) community resonance, as evidenced by the surveys, revealing a duality: while the farroupilha symbols are recognized as official heritage, the community identifies greater affective value in spaces of daily interaction, such as the municipal balneary and the CTG. In conclusion, the heritage preservation in Piratini is a dynamic and conflicting process, in which the institutional dimensions do not fully coincide with local perceptions. The resonance felt by listed heritages exists, but it is mediated by layers of meaning that transcend official discourse, requiring policies that integrate legal safeguarding with community participation. The study highlights the importance of considering patrimony not just as a historical legacy, but as a living resource, whose sustainability depends on its social and emotional relevance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPiratinipt_BR
dc.subjectProcessos de patrimonializaçãopt_BR
dc.subjectAtivação patrimonialpt_BR
dc.subjectRessonância patrimonialpt_BR
dc.subjectLegado farroupilhapt_BR
dc.titleAs casas falam em Piratini: ativação patrimonial do legado farroupilha e o patrimônio para além do tombamentopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0001-9664-3163pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5716429269818475pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-4848-1539pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2795821152828459pt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga o processo de ativação patrimonial dos bens tombados oficialmente no município de Piratini/RS, analisando os discursos institucionais, as políticas de preservação e a percepção da comunidade. O objetivo central é compreender como esses bens são mobilizados simbolicamente e afetivamente, avaliando se os patrimônios vinculados ao legado farroupilha produzem ressonância na população local. Partimos da hipótese de que os mecanismos legais de tombamento, por si só, não garantem a preservação efetiva, sendo essencial a ativação social e emocional desses bens. A metodologia combinou análise documental (processos de tombamento, inventários e fontes históricas), história oral (entrevistas com agentes do IPHAN, IPHAE, UFPel e Museu Histórico Farroupilha) e questionários aplicados à comunidade, abrangendo tanto o perímetro urbano quanto os distritos rurais. Os resultados foram organizados em três eixos: (1) a trajetória da patrimonialização em Piratini, marcada por fases distintas (heroica, moderna e contemporânea); (2) a ativação prática do patrimônio, em que se discutem as ressignificações dos bens tombados por meio de usos culturais, turísticos e educativos; e (3) a ressonância comunitária, evidenciada pelos questionários, que revelaram uma dualidade: enquanto os símbolos farroupilhas são reconhecidos como patrimônio oficial, a comunidade identifica maior valor afetivo em espaços de convívio cotidiano, como o balneário municipal e o CTG. Conclui-se que a preservação patrimonial em Piratini é um processo dinâmico e contraditório, no qual a dimensão institucional não coincide integralmente com as percepções locais. A ressonância dos bens tombados existe, mas é mediada por camadas de significado que transcendem o discurso oficial, demandando políticas que integrem a salvaguarda legal à participação comunitária. O estudo reforça a importância de se considerar o patrimônio não apenas como herança histórica, mas como recurso vivo, cuja sustentabilidade depende de sua relevância social e afetiva.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Serres, Juliane Conceição Primon
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem