Criadores e criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelada pelo imaginário
Resumen
Essa tese de doutoramento “Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelada pelo imaginário” foi desenvolvida na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM). A investigação apresenta um estudo sobre os criadores Edgar Allan Poe (1809-1849) e Mary Shelley (1797- 1851) e suas criaturas, nas obras: Lenore (1842), O Corvo (1845) e Frankenstein (1818). O estudo buscou revelar as ressonâncias e projeções que se estabelecem entre esses criadores (autores) e suas personagens, aqui chamadas de criaturas. A problematização parte da seguinte questão de pesquisa: Como o criador se faz presente nas narrativas das criaturas? Esta jornada rumo ao imaginário do monstruoso, tem sua estrutura inspirada em Joseph Campbell (2007), no que tange às etapas da Jornada do Herói. Ao longo da jornada, contei com Durand, Bachelard e Silva que atuaram como mentores, me iniciaram nos estudos do imaginário e forneceram os conceitos teóricos-metodológicos que permitiram desvendar o enigma. A investigação foi construída como uma narrativa gráfica, complementada por reflexões, com o intuito de ampliar os sentidos e interpretações. O percurso, que denominei de jornada do pesquisador, foi composto por quatro portais. A aventura foi pautada pelos seguintes objetivos: a) problematizar o tema do monstro, à luz da etimologia dos estudos do imaginário; b) revisitar os dois poemas selecionados de Edgar Allan Poe de Mary Shelley, em busca das relações entre o criador e a criatura e possíveis motivações autobiográficas e c) construir uma narrativa gráfica para amplificar os sentidos do monstruoso e suas conexões com a fantástica transcendental do imaginário. Os quatro portais foram atravessados envolvendo descobertas que funcionaram como chaves, permitindo avançar na trajetória, em busca de aprofundar e ampliar o problema de pesquisa, sobretudo acerca da poesia fantástica dos criadores, nos quais encontrei motivações e projeções que incidem sobre uns e outros. Os relatos de vida dos criadores contemplam passagens, perdas e sofrimentos que se refletiram nas criaturas, através da poética. Pela narrativa gráfica apresento o processo criativo, as conexões e aproximações que estabeleci entre criadores e criaturas. Os achados da pesquisa confirmam o pressuposto da tese: o monstro é uma transfiguração das ocorrências nas histórias de vida dos criadores.

