Show simple item record

dc.creatorBorn, Míriam Blank
dc.creatorMota, Fernanda Pinto
dc.creatorAguiar, Marilton Sanchotene de
dc.creatorAdamatti, Diana Francisca
dc.date.accessioned2025-11-13T08:50:39Z
dc.date.available2025-11-13T08:50:39Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBORN, M. B.; MOTA, F. P.; DE AGUIAR , M. S.; ADAMATTI, D. F. Utilização de Role-Playing Game e discurso do sujeito coletivo no contexto de recursos hídricos para análise das estratégias dos jogadores. Cuadernos de Educación y Desarrollo - QUALIS A4, [S. l.], v. 15, n. 6, p. 5090–5111, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n6-013. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/1453. Acesso em: 9 nov. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18529
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma análise das estratégias utilizadas pelos jogadores de um RPG (Role-Playing Game) no contexto de recursos hídricos. Os RPGs são amplamente utilizados em várias áreas porque os indivíduos têm estratégias que se aproximam da realidade. No contexto da Educação Ambiental, o RPG ajuda no processo de compreensão do problema e como cada jogador pensa, analisa e observa uma situação de sua perspectiva e, assim, pode elaborar estratégias que considera relevantes para seu papel no jogo. A principal contribuição deste trabalho é um estudo empírico e qualitativo sobre a motivação dos indivíduos e como eles elaboraram suas estratégias. Como resultados, apresentamos a análise dos hábitos dos jogadores por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual resultou em um conjunto de discursos, baseados na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Assim, podemos concluir que os jogos, principalmente o RPG, pode ser uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem ao permitir que situações do mundo real sejam experienciadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSciELOpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectRole-Playing Gamespt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectDSCpt_BR
dc.subjectCollective subject discoursept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectWater resourcespt_BR
dc.titleUtilização de Role-Playing Game e discurso do sujeito coletivo no contexto de recursos hídricos para análise das estratégias dos jogadorespt_BR
dc.title.alternativeUse of Role-Playing Game and collective subject discourse in the context of water resources to analyze players' strategiespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/cuadv15n6-013
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record