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Utilização de Role-Playing Game e discurso do sujeito coletivo no contexto de recursos hídricos para análise das estratégias dos jogadores
| dc.creator | Born, Míriam Blank | |
| dc.creator | Mota, Fernanda Pinto | |
| dc.creator | Aguiar, Marilton Sanchotene de | |
| dc.creator | Adamatti, Diana Francisca | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-13T08:50:39Z | |
| dc.date.available | 2025-11-13T08:50:39Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.citation | BORN, M. B.; MOTA, F. P.; DE AGUIAR , M. S.; ADAMATTI, D. F. Utilização de Role-Playing Game e discurso do sujeito coletivo no contexto de recursos hídricos para análise das estratégias dos jogadores. Cuadernos de Educación y Desarrollo - QUALIS A4, [S. l.], v. 15, n. 6, p. 5090–5111, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n6-013. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/1453. Acesso em: 9 nov. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18529 | |
| dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma análise das estratégias utilizadas pelos jogadores de um RPG (Role-Playing Game) no contexto de recursos hídricos. Os RPGs são amplamente utilizados em várias áreas porque os indivíduos têm estratégias que se aproximam da realidade. No contexto da Educação Ambiental, o RPG ajuda no processo de compreensão do problema e como cada jogador pensa, analisa e observa uma situação de sua perspectiva e, assim, pode elaborar estratégias que considera relevantes para seu papel no jogo. A principal contribuição deste trabalho é um estudo empírico e qualitativo sobre a motivação dos indivíduos e como eles elaboraram suas estratégias. Como resultados, apresentamos a análise dos hábitos dos jogadores por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual resultou em um conjunto de discursos, baseados na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Assim, podemos concluir que os jogos, principalmente o RPG, pode ser uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem ao permitir que situações do mundo real sejam experienciadas. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | SciELO | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Discurso do sujeito coletivo | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Recursos hídricos | pt_BR |
| dc.subject | Role-Playing Games | pt_BR |
| dc.subject | RPG | pt_BR |
| dc.subject | DSC | pt_BR |
| dc.subject | Collective subject discourse | pt_BR |
| dc.subject | Environmental education | pt_BR |
| dc.subject | Water resources | pt_BR |
| dc.title | Utilização de Role-Playing Game e discurso do sujeito coletivo no contexto de recursos hídricos para análise das estratégias dos jogadores | pt_BR |
| dc.title.alternative | Use of Role-Playing Game and collective subject discourse in the context of water resources to analyze players' strategies | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.55905/cuadv15n6-013 | |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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