| dc.creator | Diogo, Julia da Rosa | |
| dc.creator | Limberger, Bernardo Kolling | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T11:27:50Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T11:27:50Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | DIOGO, Julia da Rosa; LIMBERGER, Bernardo Kolling. Variação lexical no 9º ano do ensino fundamental: processamento de variantes regionais. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26., 2024, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18551 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado (Diogo, 2024), que teve como objetivo geral verificar de que forma as crenças linguísticas de estudantes do Ensino Fundamental II se relacionam com o processamento de uma variante lexical regional. Um dos objetivos específicos do trabalho foi investigar o efeito da variação linguística diatópica no processamento de palavras, tendo como hipóteses que (a) as variantes regionais seriam processadas como palavras reais, isto é, teriam maior acurácia do que as pseudopalavras, mas com tempo de reação mais próximo das pseudopalavras do que das variantes padrão;
(b) as pseudopalavras demandariam maior tempo de reação e menor acurácia; (c) as variantes padrão e controle teriam médias de acurácia e tempos de respostas semelhantes, e (d) as variantes regionais estigmatizadas teriam menor acurácia e
demandariam mais tempo de processamento do que as variantes indicadoras. O presente trabalho visa apresentar e discutir os resultados encontrados sobre o processamento. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UFPel | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Variante lexical regional | pt_BR |
| dc.subject | Crenças linguísticas | pt_BR |
| dc.subject | Pseudopalavras | pt_BR |
| dc.title | Variação lexical no 9º ano do ensino fundamental: processamento de variantes regionais | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |