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dc.creatorCerqueira, Fábio Vergara
dc.creatorSchwanz, Jezuína Kohls
dc.creatorMaciel, Luísa Lacerda
dc.creatorZorzi, Mariciana
dc.date.accessioned2025-11-28T08:52:22Z
dc.date.available2025-11-28T08:52:22Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationCERQUEIRA, F. V.; SCHWANZ, J. K. ; ZORZI, M. ; MACIEL, L. L. . Considerações conceituais e metodológicas sobre projetos de educação patrimonial. Arqueologia Pública (UNICAMP), v. 4, p. 20-31, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18724
dc.description.abstractO presente artigo tem como proposta apresentar algumas considerações teóricas e metodológicas sobre educação patrimonial. Coloca como objetivos maiores sensibilizar para a preservação e fomentar a autoestima. Toma como premissa a escuta da comunidade e como metas o reconhecimento das comunidades no patrimônio e o estímulo à tolerância. Entre as potencialidades, destacamos a capacitação dos agentes sociais para a preservação, a participação das comunidades e o despertar de vocações patrimonial na escola e a pesquisa prévia que deve ser feita sobre o patrimônio com o “empoderamento” das comunidades, no sentido de garantir o direito à cultura e à memória coletiva, e, valor supremo, com a pluralidade social e a diversidade cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSciELOpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMuseus de arqueologiapt_BR
dc.subjectEstágio em históriapt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.titleConsiderações conceituais e metodológicas sobre projetos de educação patrimonialpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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