Mostrar el registro sencillo del ítem
Considerações conceituais e metodológicas sobre projetos de educação patrimonial
| dc.creator | Cerqueira, Fábio Vergara | |
| dc.creator | Schwanz, Jezuína Kohls | |
| dc.creator | Maciel, Luísa Lacerda | |
| dc.creator | Zorzi, Mariciana | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-28T08:52:22Z | |
| dc.date.available | 2025-11-28T08:52:22Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.identifier.citation | CERQUEIRA, F. V.; SCHWANZ, J. K. ; ZORZI, M. ; MACIEL, L. L. . Considerações conceituais e metodológicas sobre projetos de educação patrimonial. Arqueologia Pública (UNICAMP), v. 4, p. 20-31, 2011. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18724 | |
| dc.description.abstract | O presente artigo tem como proposta apresentar algumas considerações teóricas e metodológicas sobre educação patrimonial. Coloca como objetivos maiores sensibilizar para a preservação e fomentar a autoestima. Toma como premissa a escuta da comunidade e como metas o reconhecimento das comunidades no patrimônio e o estímulo à tolerância. Entre as potencialidades, destacamos a capacitação dos agentes sociais para a preservação, a participação das comunidades e o despertar de vocações patrimonial na escola e a pesquisa prévia que deve ser feita sobre o patrimônio com o “empoderamento” das comunidades, no sentido de garantir o direito à cultura e à memória coletiva, e, valor supremo, com a pluralidade social e a diversidade cultural. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | SciELO | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Museus de arqueologia | pt_BR |
| dc.subject | Estágio em história | pt_BR |
| dc.subject | Comunidades | pt_BR |
| dc.title | Considerações conceituais e metodológicas sobre projetos de educação patrimonial | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de História : Artigos avaliados por pares [107]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de História.

