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Análise de fatores associados ao desempenho educacional no Brasil: uma abordagem por agrupamento com K-means nos dados da PeNSE e IDEB

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Dissertação_Guilherme de Barros Camboim.pdf (2.013Mb)
Data
2025-09-19
Autor
Camboim, Guilherme de Barros
Metadata
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Resumo
Os resultados do PISA 2022 evidenciaram desafios significativos para a educa ção brasileira, com a maioria dos estudantes não atingindo os níveis mínimos de proficiência em matemática, leitura e ciências — situação também refletida nos indica dores do IDEB. Diversos fatores, como condições habitacionais, emocionais, sociais e a formação docente, contribuem para esse cenário. Apesar da relevância dessas avaliações, ainda há pouco uso de técnicas de clusterização aplicadas a bases nacio nais como subsídio à formulação de políticas públicas. Este estudo buscou identificar padrões de comportamentos estudantis, a partir da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que se relacionam com diferentes trajetórias de desempenho no IDEB. Aplicou-se o algoritmo K-Means aos microdados da PeNSE de 2009, 2015 e 2019, para identificar padrões comportamentais e relacioná-los aos desempenhos educacionais. Foram considerados estudantes do 9º ano e do 3º ano, organizados por unidade federativa e esfera administrativa, com dados de inquérito amostral baseados em autorrelato. O pré-processamento incluiu limpeza de inconsistências, imputação de valores faltantes e padronização das variáveis. O número de clusters foi definido por métricas como cotovelo, silhouette, Calinski–Harabasz e Davies–Bouldin. Identificaram-se entre três e quatro clusters por edição, e os resultados mostraram que baixa supervisão parental, alimentação inadequada, sedentarismo e uso precoce de álcool e drogas estiveram associados aos piores resultados no IDEB, sobretudo nas escolas públicas. Apesar das limitações — como a heterogeneidade dos ciclos da PeNSE e a ausência de vínculo direto entre comportamento e desempenho —, o estudo revela padrões recorrentes e fornece subsídios relevantes para políticas públicas mais eficientes. Fatores como supervisão parental, prática de exercícios e alimentação adequada emergem como prioritários em futuras intervenções.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18732
Collections
  • PPGC: Dissertações e Teses [235]

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