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dc.creatorMaçaneiro, Ana Paula
dc.date.accessioned2025-12-04T16:10:48Z
dc.date.available2025-12-04T16:10:48Z
dc.date.issued2025-07-22
dc.identifier.citationMAÇANEIRO, Ana Paula. Lazer e Decolonialidade no Ruas de Lazer em Pelotas/RS. Orientadora: Silvana Vilodre Goellner. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18831
dc.description.abstractThis dissertation investigates the extent to which the extension project Ruas de Lazer, based on its 2024 edition held in the Navegantes neighborhood and organized by the Federal University of Pelotas, expresses decolonial traits in its practices, discourses, and articulations, thereby challenging hegemonic narratives about leisure, territory, and belonging. The study approaches leisure as a social right, a human need, and a dimension of culture. It is situated within the field of critical and insurgent epistemologies, drawing upon decolonial and intersectional perspectives. The first article, based on a literature review, mapped academic productions that articulate leisure and decoloniality, highlighting the emergence of a research field committed to situated knowledges and to the valorization of popular, Indigenous, Black, quilombola, and peripheral cultural manifestations. The analysis reveals a shift in leisure studies, which increasingly demand alternative epistemologies and methodologies, many rooted in orality, ancestry, corporeality, and fabulation as legitimate forms of knowledge production. The second article draws on empirical research concerning the 2024 edition of the Ruas de Lazer project, conducted in the Navegantes neighborhood of Pelotas/RS in the aftermath of the floods that devastated the state. In this context, the project was observed as a space of care, expression, and community reception, particularly through the articulation between the university, public authorities, and local residents. Data were produced through direct observation, photographic records, institutional documents, and field diary notes, and were analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA). The results reveal both the limits and the potential of the project: on the one hand, the absence of explicit references to markers such as race, gender, and class in institutional documents points to the persistence of colonial silences; on the other hand, certain practices demonstrate experiences of resistance, affect, and re-existence that reconfigure the meanings of leisure. The research proposes an understanding of leisure as a territory of symbolic, political, and epistemic dispute, and of the Ruas de Lazer actions as possible practices of political fabulation. By listening to the knowledges and bodies emerging from the margins, the project is recognized not as essentially decolonial, but as a contested space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectRuas de Lazerpt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.titleLazer e decolonialidade no Ruas de Lazer em Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9789519496779466pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2260335592246715pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga em que medida o projeto de extensão Ruas de Lazer, a partir da edição ocorrida no bairro navegantes em 2024, realizado pela Universidade Federal de Pelotas, expressa traços decoloniais em suas práticas, discursos e articulações, desafiando narrativas hegemônicas sobre lazer, território e pertencimento. Partindo da compreensão do lazer como direito social, necessidade humana e dimensão da cultura. O estudo se insere no campo das epistemologias críticas e insurgentes, ancorado nos aportes da perspectiva decolonial e interseccional. O primeiro artigo, elaborado a partir de um estudo baseado na literatura, mapeou produções acadêmicas que articulam lazer e decolonialidade, evidenciando a emergência de um campo de pesquisa comprometido com saberes situados e com a valorização de manifestações culturais populares, indígenas, negras, quilombolas e periféricas. A análise revela um movimento de deslocamento nos estudos do lazer, que passam a reivindicar outras epistemologias e metodologias, muitas delas enraizadas na oralidade, na ancestralidade, na corporeidade e na fabulação, como formas legítimas de produção de conhecimento. O segundo artigo baseou-se em uma investigação empírica sobre a edição de 2024 do projeto Ruas de Lazer, realizada no bairro Navegantes, em Pelotas/RS, no contexto pós-tragédia das enchentes que afetaram o estado. Nesse contexto, observou-se como o projeto se tornou um espaço de acolhimento, expressão e cuidado, especialmente por meio da articulação entre universidade, poder público e comunidade. Os dados foram produzidos por meio de observações diretas, registros fotográficos, documentos institucionais e anotações em diário de campo, sendo analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelam tanto os limites quanto as potências do projeto: por um lado, a ausência de menções explícitas a marcadores como raça, gênero e classe nos documentos institucionais indica a persistência de silêncios coloniais; por outro, algumas práticas evidenciam experiências de resistência, afeto e re-existência que reconfiguram os sentidos do lazer. A pesquisa propõe compreender o lazer como território de disputa simbólica, política e epistêmica, e as ações do Ruas de Lazer como possíveis práticas de fabulação política. Ao escutar os saberes e corpos que emergem das margens, reconhece-se o projeto não como essencialmente decolonial, mas como espaço em disputa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Goellner, Silvana Vilodre
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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