Show simple item record

dc.creatorAlmeida, Mariana Leite dept_BR
dc.date.accessioned2016-07-05T16:15:33Z
dc.date.available2016-07-05T16:15:33Z
dc.date.issued2016-06-19
dc.identifier.citationALMEIDA, Mariana Leite de. GIFS : educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais.) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2862
dc.description.abstractContradictory paradigms, still present in postmodernity, allow us to observe how far we are connected to the more rational modernity. We live collective but individualists times, we are free and imprisoned at the same time, we are informed but passives. Many times, we don’t recognize each other. This make us less socially committed and we don´t show, in our daily lives, the community lived in the internet. Social networks keep us strongly connected through sensitive ties, full of emotions and affections. This relations collaborate in building a sense of aesthetic education in which the learnings become possible thanks to the experience with the world and especially with one another. In this context, some visual elements such as certain images, often displaying on social networks, take activists roles. However, this socially mobilizing character does not extend, for now, all contemporary visual elements; for example, Graphic Interchange Format (GIF) - motion picture increasingly used as a way to represent our tastes, passions and desires - It is not seen as a social commitment insrument. The dissertation "GIFs: Aesthetic education, affection and activism through the motion picture", developed in the Graduate Program in Visual Arts of UFPEL, aims to analyze, through a literature review, and propose, through the socially engaged animated images design, the GIF as a possible virtual activism tool in postmodernity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGIFSpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.titleGIFS: educação estética, afeto e ativismo através da imagem animadapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4653561T0pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131640Y7pt_BR
dc.description.resumoParadigmas dicotômicos ainda presentes na pós-modernidade nos permitem observar o quanto ainda estamos ligados à modernidade mais racionalista. Vivemos tempos coletivos, porém individualistas, vivemos ao mesmo tempo libertos e aprisionados, informados, mas constantemente passivos. Em diversos momentos vivemos, ainda, sem reconhecer efetivamente o outro. Isso faz com que nos tornemos menos comprometidos socialmente e não demonstremos, no cotidiano social, a coletividade vivida na internet. As redes sociais nos mantêm fortemente ligados através de laços sensíveis, repletos de emoções e afetos. Essas relações colaboram na construção de uma ideia de educação estética na qual os aprendizados se fazem possíveis graças ao que é experienciado com o mundo e, principalmente com o outro. Nesse contexto, alguns elementos visuais, como determinadas imagens frequentemente visualizadas nas redes sociais, assumem papéis ativistas. Todavia, esse caráter socialmente mobilizador não se estende, por ora, a todos elementos visuais contemporâneos; por exemplo, o Graphic Interchange Format (GIF) – imagem animada cada vez mais utilizada como forma de representar nossos gostos, paixões e anseios – ainda não é observado como instrumento de comprometimento social. A dissertação “GIFs: Educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada”, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFPEL, pretende analisar, através de revisão bibliográfica, e propor, através do projeto de imagens animadas socialmente engajadas, o GIF como uma possível ferramenta de ativismo virtual na pós-modernidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Weymar, Lúcia Bergamaschi Costapt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record