Mostrar registro simples

dc.creatorRicardo, Luiza Isnardi Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-16T20:44:52Z
dc.date.available2017-02-16T20:44:52Z
dc.date.issued2014-11-11
dc.identifier.citationRICARDO, Luiza Isnardi Cardoso. Estágios de mudança de comportamento relacionado à atividade física após uma intervenção escolar: O projeto Educação Física+. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3155
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the Stages of Behavior Change (EMC) for physical activity after two years of application and an intervention in physical activity and health with an educational approach. A cross-sectional study was conducted with a sample of 8071 students with a mean age of 13.9 (SD ± 2.36) years. The prevalence of students in active MCAs was high, with 21.8% and 41.6% of the students being classified in the Action and Maintenance stages, specifically. The time of exposure to the intervention had no significant association with CMEs. The male sex was more associated with the Stages of Action (RR1.28, 95% CI 1.07-1.54, p = 0.006) and Maintenance (RR 3.57, CI95% 3,024.23, p <0.001) in Compared to females. The variable index of goods obtained a direct relation with the Stages of Action and of Maintenance. However, the main outcome relates to health knowledge, which was directly related to CMEs. Conducting interventional studies with longitudinal assessments of CMEs could broaden the knowledge about the effects of school-based interventions on physical activity practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectEstudos de intervençãopt_BR
dc.subjectModelos teóricospt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectExercíciopt_BR
dc.subjectPromoção de saúdept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectIntervention studiespt_BR
dc.subjectTheoretical modelspt_BR
dc.subjectMotor activitypt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.titleEstágios de mudança de comportamento relacionado à atividade física após uma intervenção escolar: O projeto Educação Física+pt_BR
dc.title.alternativeStages of behavior change related to physical activity After school intervention: physical education designpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8754505793759536pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1365027675870449pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo avaliar os Estágios de Mudança de Comportamento (EMC) para atividade física após dois anos de aplicação e uma intervenção em atividade física e saúde com enfoque educacional. Foi conduzido um estudo transversal com uma amostra de 8071 studantes com idade média de 13,9 (DP± 2,36) anos. A prevalência de tudantes em EMC ativos foi elevada, sendo que 21,8% e 41,6% dos estudantes foram classificados nos estágios de Ação e de Manutenção, espectivamente. O tempo de exposição à intervenção não teve ssociação significativa com os EMC. O sexo masculino se mostrou mais associado aos estágios de Ação (RR1,28; IC95% 1,07-1,54; p=0,006) e de Manutenção (RR 3,57; IC95% 3,024,23; p<0,001) em comparação ao sexo feminino. A variável índice de bens obteve uma relação direta com os estágios de Ação e de Manutenção. Entretanto, o principal resultado diz respeito ao conhecimento sobre saúde, o qual foi diretamente relacionado com os EMC. A realização de estudos de intervenção com valiações longitudinais acerca dos EMC poderia ampliar o conhecimento acerca dos efeitos de intervenções de base escolar sobre a prática de atividade física.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo Júnior, Mário Renato dept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples