Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCavalheiro, Rafael Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T20:07:47Z
dc.date.available2017-08-03
dc.date.available2017-08-07T20:07:47Z
dc.date.issued2016-03-28
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Rafael Fagundes. Experiência estética e comunicação: novas possibilidades de interação e compartilhamento da arte na pós-modernidade. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2016.
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3678
dc.description.abstractFrom the presentation of different forms of creation and sharing of contemporary art, and the communicative character that make up its processes, dialogues and means, we propose an approach study of aesthetic experience and communication in Postmodernism. In a scenario where the perception of the world promotes the recognition of knowledge sensitive and where increasingly the technology and consumption are discussed and confronted with art and aesthetics, interests us think about new ways and spaces of dialogue that promote aesthetic experience. Thus, from the theoretical framework endorsed by the experience notions of Aesthetic Communication, Post-modernity and interaction, brought by authors like Valverde, Maffesoli and Lévy, we seek to relate new possibilities for aesthetic experiences. Thus, we have the prospect of Comprehensive Sociology / Reason Sensitive to carry out this qualitative research, in which, based on this theoretical basis, we analyze contexts that illustrate the main objective of this work. A case study that contextualizes this research was chosen: the "restro-art" Madre Mia restaurant located in Pelotas-RS, as well as online communication channels that allow interaction and art exhibition, through devices such as networks social Instagram, Facebook and the platform. In these different contexts in which they operate contemporary art in places we call non-formal spaces, represented by virtual and commercial spaces, is located this investigation. It is expected, therefore, provide a reflective dialogue about post-modern communication and the possibilities of aesthetic experiences through the relationship between art and subjectpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectCompartilhamento da artept_BR
dc.subjectAesthetic experiencept_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectArt sharept_BR
dc.titleExperiência estética e comunicação: novas possibilidades de interação e compartilhamento da arte na pós-modernidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7522552732117069pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8723044102341159pt_BR
dc.description.resumoA partir da apresentação das diferentes formas de criação e compartilhamento da arte contemporânea, e do caráter comunicativo que compõem seus processos, interlocuções e meios, propomos um estudo de aproximação entre Experiência Estética e Comunicação na Pós-modernidade. Em um cenário onde a percepção de mundo promove o reconhecimento do saber sensível e no qual cada vez mais a tecnologia e o consumo são debatidos e confrontados com a arte e a estética, nos interessa refletir acerca dos novos meios e espaços de interlocução que promovem a Experiência Estética. A partir do aporte teórico referendado pelas noções de Experiência Estética, Comunicação, Pós-modernidade e Interação, trazidas através de autores como Valverde, Maffesoli e Lévy, buscamos relacionar novas possibilidades de experiências estéticas a partir da perspectiva da Sociologia Compreensiva / Razão Sensível, categorias de Michel Maffesoli, para a realização desta pesquisa qualitativa, na qual, com base nesses subsídios teóricos, analisamos contextos que ilustram o objetivo principal deste trabalho e o realizam de forma prática através de um estudo de caso que a contextualiza, o “restro-arte” Madre Mia, restaurante localizado em Pelotas-RS, assim como os canais de comunicação online que permitem a interação e exposição da arte nesse espaço, por meio de dispositivos como as redes sociais Instagram, Facebook e a própria plataforma do restaurante. Nestes diferentes contextos nos quais estão inseridas a arte contemporânea, em lugares que chamamos de espaços não-formais, representada por espaços virtuais e comerciais, se localiza esta investigação. Espera-se, desta forma, proporcionar um diálogo reflexivo acerca da comunicação pós-moderna e as possibilidades de experiências estéticas através da relação entre arte e sujeito.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Mirela Ribeiropt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem