Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Adrise Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2017-08-10T21:16:24Z
dc.date.available2017-08-10
dc.date.available2017-08-10T21:16:24Z
dc.date.issued2016-03-28
dc.identifier.citationSOUZA, Adrise Ferreira de. Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de um novo olhar através do ensino de artes visuais. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3689
dc.description.abstractThis paper aims at presenting the unfolding of a school year and its reverberations in artistic and photographic actions of seventh grade students of Sant’Ana Primary Municipal School. Having as research problem the following questioning: “How to think and produce photography which transcend the compulsory act of pushing the button of photographic devices and make possible esthetical, sensitive, creative and reflexive creations?” In face of theoretical and reflexive readings about the stimulus of production of municipality, where the photographic approaches were proposed based on some texts, and in the proposition to become - an animal, to experiment other look, and new perspectives in face of the production of photographies. The goals were achieved, which aimed at incentivizing the creation of photographic images through the sensitive knowledge, making possible a new look for the act of photographing, instead of reproductions of images, which surround us, visualizing the importance of the photographic act in contemporary practices, so students can reflect on artistic production. The relevance of this proposal for art teaching is in its applicability aimed at the speech, reflection, production and analysis of photographic images, since photography is inserted in the contemporaneity, not only in artistic sectors, but mainly in the society. It is important to instigate the students to reflect on the photographic massification and propose a more conscious, responsible, respectful and sensitive production through studies, reflections and meaningful photographic productions, encouraging in their productions the character of visual esthetics and creation. Some authors were important not only during the theoretical part of the classes, but also in the theory of this paper. Such as Ruben Alves and Eduardo Galeano, as well as the photographers Henri Cartier-Bresson and Sebastião Salgado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOlharpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEstesiapt_BR
dc.subjectArts - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLookpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectEstheticpt_BR
dc.titleDa visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9435529562193326pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8041917371066975pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ursula Rosa da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade apresentar os desdobramentos de um ano letivo e suas reverberações nos fazeres artísticos e fotográficos dos discentes de sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana. Tendo como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como pensar e produzir fotografias que transgridem o ato compulsivo de apertar o botão dos dispositivos fotográficos, e possibilitem criações estéticas, sensíveis, criativas, e reflexivas?” Diante de leituras teóricas e reflexivas sobre o estímulo da produção de multiplicidade, foram propostas abordagens fotográficas baseadas em alguns textos, e na proposição de vir a ser – devir – um animal, para experimentarmos outros olhares, e novas perspectivas diante da produção de fotografias. Os objetivos propostos foram alcançados, os quais visaram incentivar a criação de imagens fotográficas através do conhecimento sensível, possibilitando um novo olhar para o ato de fotografar, ao invés de reproduções das imagens que nos circundam, visibilizando a importância do ato fotográfico nas práticas contemporâneas, de modo que reflitam nas produções artísticas dos discentes. A relevância desta proposta para o ensino de Arte está na sua aplicabilidade voltada ao discurso, reflexão, produção e análise de imagens fotográficas, visto que a fotografia está inserida na contemporaneidade, não só nos setores artísticos, mas principalmente na sociedade. Faz-se importante instigar os estudantes a refletirem sobre a massificação fotográfica, e propor-lhes, uma produção mais consciente, responsável, respeitável e sensível através de estudos, reflexões, e produções fotográficas significativas, fomentando em suas produções o caráter de estesia visual e da criação. Alguns autores se fizeram importantes tanto na parte teórica das aulas, quanto na teoria deste trabalho. Tais como: Ruben Alves e Eduardo Galeano; bem como os fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Cláudio Tarouco dept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples