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dc.creatorKroning, Eliana Kohlerpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-02T13:35:46Z
dc.date.available2018-01-02T13:35:46Z
dc.date.issued2016-05-17
dc.identifier.citationKRÖNING, Eliana Köhler. Formação Continuada em Educação Física Escolar: ações, percepções e desafios da gestão educacional. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3753
dc.description.abstractThe need of permanent actualization, deepening and advance towards the Professional performance require the development of actions of continuing education. From this perspective, it is observed in the educational context the development of activities that concerns to the resolution of problems or improvements on the day to day of the pedagogical set at school. Thus, this study aims to analyze the offer of actions of continuing education for Physical Education’s teachers in the cities that compose the 5ª Regional Coordination of Education (5ª CRE). The research was featured by a qualitative approach, developed through semi structured interviews and documental analysis. Eight Physical education teachers and eight managers of this context were interviewed. The investigation revealed that most part of the cities offered some form of continuing education to their professors in the period between 2013 and 2016. It is unanimous, between the managers, the perception of the importance of these actions to the actualization, qualification and enrichment of the work of teachers. However, there’s no consensus between them regarding the reach of goals that were inserted in the planning of actions of continuing education to their cities. As to the teachers, even the ones that don’t agree that the education offered to them correspond to the necessities they find in the everyday school, also agree about the relevance of the content of this actions and that this opportunities and/or activities resulted in some change of their pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.titleFormação continuada em Educação Física escolar: ações, percepções e desafios da gestão educacionalpt_BR
dc.title.alternativeContinuing education in Scholar Physical Education: actions and challenges of the educational managementpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2166895726032287pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1365027675870449pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de constante atualização, aprofundamento e avanço no desempenho profissional requerem o desenvolvimento de ações de formação continuada. Nesta perspectiva, tem se observado no contexto educacional o desenvolvimento de ações voltadas à resolução dos problemas ou melhorias no dia-a-dia do fazer pedagógico na escola. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo analisar a oferta de ações de formação continuada para professores da área da Educação Física nos municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). A pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram entrevistados oito professores de Educação Física e oito gestores da área de Educação Física escolar. A investigação revelou que a maior parte dos municípios ofertou alguma modalidade de ação de formação continuada aos seus docentes no período compreendido entre 2013 e 2016. É unânime, entre os gestores, a percepção da importância dessas ações para a atualização, qualificação e o enriquecimento do trabalho docente. Porém, não há consenso entre eles com relação ao alcance das metas traçadas no planejamento das ações de Formação Continuada para seus municípios. Quanto aos docentes, mesmo que nem todos concordem que as formações ofertadas correspondam às necessidades encontradas por eles no cotidiano escolar, é quase unânime a opinião sobre a relevância dos conteúdos destas ações e, ainda, a consideração de que tais ofertas e/ou atividades resultaram em alguma mudança no seu fazer pedagógico.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo Júnior, Mário Renato dept_BR


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