Mostrar registro simples

dc.creatorTeixeira, Carin Gomespt_BR
dc.date.accessioned2018-01-02T13:37:31Z
dc.date.available2018-01-02T13:37:31Z
dc.date.issued2016-07-22
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Cárin Gomes. Mapeamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física na UFPel 2016. 59f. Dissertação (Mestrado em Formação Profissional e prática Pedagógica) - Programa de PósGraduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3754
dc.description.abstractThis study is the result of concerns that arose as a student during the course of Bachelor in Physical Education (Esef/UFPel), which aims to educate teachers of Physical Education (PE) in the school performance area. The overall objective was to investigate the approaches in the Completion of Course Works (CCW) produced by the students of the Bachelor in PE at ESEF/UFPel. By addressing the theme of knowledge production, describing and analyzing the CCW’s, it is characterized as state of art, making contributions of quantitative and qualitative approaches. The study sample was composed by the CCW’s from ESEF/UFPel between the academic years of 2009 and 2015. The results obtained allow to conclude that the production of CCW’s carried on the theme Scholl, preponderates over the others with a frequency equal to 50, wich represents 25,25% of all production of CCW’s during the period under study; the theme Physical Activity and Health, presents a frequency equal to 46 and 23,23% of the effective production, represents sequential prevalence followed by Professional Education and World of Work, presenting a frequency of 28 and 14,14%. Other themes have presented lower representation. We suggest the expansion and deepening of the study approaching the issue on the production made in the graduation course in PE, in order to support further discussions related to the professional training of future teachers, indicating other possibilities to configure the CCW’s, especially considering the subject still poorly explored regarding the PE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectDegreept_BR
dc.subjectCompletion of course workpt_BR
dc.titleMapeamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física na UFPelpt_BR
dc.title.alternativeMapping the Completion of Course Works in Physical Education at UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0750146747478967pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é fruto de inquietações surgidas como estudante no decorrer do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, o qual tem por finalidade a formação de professores de EF na área de atuação escolar. O objetivo geral consistiu em mapear as abordagens na produção dos TCC dos Cursos de Licenciatura em EF da ESEF/UFPel. Ao abordar como tema a produção de conhecimento, descrevendo e analisando os TCC o mesmo foi caracterizado como “estado da arte” fazendo contribuições de abordagens quantitativas quanto qualitativas. A amostra do estudo foi composta pelos TCC de licenciatura da ESEF/UFPel nos anos letivos de 2009 a 2015. Os resultados obtidos permitem concluir que a produção efetivada nos TCC mostra que a temática Escola, prepondera em relação às demais com uma frequência igual a 50, o que representa 25,25% de toda a produção dos TCC durante o período estudado; a temática que indica a Atividade Física e Saúde, com uma frequência igual a 46 e 23,23% da produção efetivada, representa sequencial prevalência seguida pela Formação Profissional e Mundo do Trabalho, com frequência 28 e 14,14%. Outras temáticas apresentaram menor representação. Sugerimos a ampliação e aprofundamento do estudo que aborde a temática acerca da produção efetivada na graduação em EF de forma a subsidiar outras discussões relativas à formação dos futuros professores, com o intuito de indicar outras possibilidades de configurar os TCC, especialmente por considerarmos o assunto ainda pouco explorado no que tange a EF.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples