Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLeitzke, Angélica Teixeira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-02T13:45:58Z
dc.date.available2018-01-02T13:45:58Z
dc.date.issued2016-07-08
dc.identifier.citationLEITZKE, Angélica Teixeira da Silva. Construindo o corpo na “Medida Certa”? Discursos estratégicos de um dispositivo midiático televisivo. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3758
dc.description.abstractAbstract: As we approach issues related to body, it is crucial to consider them beyond the biological aspect. A body is liable to historical, cultural, social, political and technological influences, so it is not only a cluster of organs, but also its clothes, accessories, plugged-in technologies and ways of being and reacting. Bodies also go through changes because of the intricate exchanges in meaning roduction, that is, because of the representations in which judgments and prejudgments, as well as various and diverse identities, knowledges and bodies are constructed. Meanings of what body is are constructed, delivered, affirmed and reaffirmed by a number of processes and pedagogical stances which appeal to us in what is shown and in what is hidden. One can note that nowadays, from these many pedagogical stances, the media are seen as decisive. Through their cultural artifacts and their pedagogical devices, on the media bodies are produced, controlled, represented and normalized. As a qualitative research with descriptive and explanatory purposes and data collection from a documentary source, this study aims at analyzing the media discourses on the TV show "Medida Certa" (Right Measure) in its first edition, discussing the possible normalization mechanisms regarding body on the program. The discourses from the 12 first season episodes, as well as from the book which followed, are analyzed. This is done based on the premises highlighted by Fischer (2012) about the elements in Discourse Analysis from a foucauldian perspective. Realize the strategies of media language and the presence of standard-setting mechanisms for the body, with some prescriptive related to biological scientific discourse , linked to health parameters and characterizing the box " Medida Certa " as promoter of influence on behavior human.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectMídia audiovisualpt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectNormalizaçãopt_BR
dc.subjectHuman bodypt_BR
dc.subjectAudiovisual mediapt_BR
dc.subjectDiscoursespt_BR
dc.subjectNormalizationpt_BR
dc.titleConstruindo o corpo na “Medida Certa”?: discursos estratégicos de um dispositivo midiático televisivopt_BR
dc.title.alternativeConstructing body at the “Right Measure”? Strategic discourses from a television media device.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8260281433193316pt_BR
dc.description.resumoResumo: Ao tratarmos das questões de corpo é indispensável considera-las para muito além do biológico. O corpo é passível de influências históricas, culturais, sociais, políticas e tecnológicas, portanto é muito mais que um aglomerado de órgãos, mas é também suas roupas, acessórios, tecnologias acopladas, modos de ser e agir. O corpo também se modifica a partir de intrincadas relações que se dão por meio da produção de significados, ou seja, a partir das representações, onde se tem a construção de conceitos e preconceitos, saberes e identidades diversas, assim como de corpos com características diversas. Significados acerca do corpo são construídos, veiculados, afirmados e reafirmados por meio de inúmeros processos e instâncias educativas as quais nos interpelam, pelo que é exibido e pelo que é ocultado. Percebe-se que atualmente dentre estas várias instâncias educativas, a mídia destaca-se enquanto decisiva. A partir de seus artefatos culturais, por meio de seus dispositivos pedagógicos, na mídia o corpo é produzido, controlado, falado, representado e normalizado. Pesquisa de cunho qualitativo, com caráter descritivo-explicativo e coleta de dados a partir de fonte documental, este estudo tem por objetivo analisar os discursos midiáticos do quadro televisivo “Medida Certa” em sua primeira edição e formato, discutindo os possíveis mecanismos de normalização referentes ao corpo ali presentes. Analisam-se os discursos dos 12 episódios da primeira temporada do quadro, bem como o livro resultante desta, a partir dos pressupostos destacados por Fischer (2012), com base nos elementos de análise de discurso na perspectiva foucaultiana. Percebem-se as estratégias de linguagem midiática e a presença de mecanismos normalizadores referentes ao corpo, com certo caráter prescritivo relacionado ao discurso científico biológico, vinculado a parâmetros de saúde, caracterizando-se assim o quadro “Medida Certa” enquanto promotor de influência na conduta humana.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Knuth, Alan Goulartept_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem