Mostrar el registro sencillo del ítem
Técnicas de análise sobre o uso de proporção na arquitetura
dc.contributor.author | Vasconselos, Tássia Borges de | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2018-05-03T20:46:56Z | |
dc.date.available | 2018-05-03T20:46:56Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | VASCONSELOS, T. B. ; BORDA,A.B.A.S . Técnicas de análise sobre o uso de proporção na arquitetura. Educação Gráfica (Online), v. 18, p. 142-157, 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-7374 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3858 | |
dc.description.abstract | A análise de obras referenciais de arquitetura, tradicionalmente, é utilizada como estratégia didática para a introdução da atividade projetual. Exercícios de análises sob o ponto de vista geométrico promovem o reconhecimento de lógicas, de organização espacial e delimitação formal, empregadas por diferentes arquitetos. O conceito de proporção, frequentemente utilizado como um dos parâmetros de análise, fundamentou a produção arquitetônica de muitas épocas. A identificação do uso deste conceito não é tão evidente, necessitando de ferramentas adequadas para análise. Focando-se nesta questão, este estudo, de interesse didático, e dirigido aos estágios iniciais de formação em arquitetura, se propõe auxiliar na compreensão de processos projetuais através da instrumentalização para este tipo de análise, no âmbito de disciplinas de geometria e representação gráfica. Reconhece instrumentos que facilitam identificar a adoção ou não, pelo projetista, de determinadas relações geométricas para a configuração de objetos arquitetônicos. Propõe o uso tanto de técnicas de análise tradicionalmente estabelecidas como se vale dos avanços das tecnologias digitais de representação e visualização, utilizando-se das técnicas de realidade aumentada. Neste caso, através de dispositivos móveis, propõe a visualização de elementos virtuais sobrepostos diretamente sobre a obra de arquitetura ou sobre suas representações, configurando o “proporcionômetro digital”. Busca-se, com este estudo, contribuir com a prática docente de instrumentalização dos estudantes com conceitos e procedimentos que permitam a compreensão de estratégias, geométricas, utilizadas nas práticas projetuais de arquitetura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Educação Gráfica | pt_BR |
dc.relation | Agradecimentos à Comunidade Européia, a qual financiou o Projeto ALFA-GAVIOTA, Grupos Acadêmicos para a Visualização Orientada à Tecnologias Apropriadas, garantindo o estabelecimento de um laboratório para os experimentos com as tecnologias de realidade aumentada, situado no GEGRADI/FAURB/UFPEL (Grupo de Estudos de Ensino e Aprendizagem de Gráfica Digital). | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Análise de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Proporção | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Proporcionômetro digital | pt_BR |
dc.subject | Architecture analysis | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Augmented reality | pt_BR |
dc.subject | Digital proportion measurer | pt_BR |
dc.subject | Didactic activities | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
dc.subject | POSGD | pt_BR |
dc.subject | PROGRAU | pt_BR |
dc.title | Técnicas de análise sobre o uso de proporção na arquitetura | pt_BR |
dc.title.alternative | Techniques of analysys on the use of proportion in architecture | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Pós-Graduação em Gráfica Digital: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Pós-Graduação em Gráfica Digital.