Show simple item record

dc.creatorPeixoto, Marge Faria do Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T20:54:12Z
dc.date.available2018-05-18
dc.date.available2018-05-18T20:54:12Z
dc.date.issued2017-03-29
dc.identifier.citationPEIXOTO, Marge Faria do Amaral. Escolinha Municipal de Arte de Pelotas : memória, história e ensino de arte (1963/1998). 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3913
dc.description.abstractThis master thesis is entitled: “Municipal Little Art School of Pelotas: Memory, History and Teaching of Art (1963/1998), it is inserted in the Line of Research “Teaching of Art and Esthetical Education” of the Postgraduate Program in Visual Arts, Master’s Degree in the Federal University of Pelotas, RS. It is sustained in the necessity of knowing this history which was developed in the area of Education throughout 30 years of existence. It was an educational experience functioning since its beginning as a proposal based on Languages of Art. In its foundation was given the name Municipal Little Art School (Pelotas/RS). It is among the Schools which were based on the Art Schools Movement, emerging around 1952. This research aims at reconstitute, preserving and spreading, appraising the memory, history and the teaching of art of the Municipal Little Art School of Pelotas. It is expected that this research can contribute for the reflection of people, about the memory, history and teaching of art in Pelotas. The research was carried out following the qualitative approach having as research source the analysis of documents of the school database, images or records and interviews with some people who worked or studied in the institution or had some kind of relation with it. It is divided into three parts: Introduction, Historical and Political Context of Art-Education and the Municipal Little Art School of Pelotas. Due to scarce written resources about the methodology developed in the last 33 years of the institution, I had to use interviews with the protagonists who took part of this history, in order to collect information and images. The interviews contributed to construct the text of this thesis, but they were not used entirely but only throughout the text. I believe I had achieved my goals and this research could really contribute for the teaching of art. For further reading the main references were the following: RODRIGUES (1980); READ (1978; 1986); BARBOSA (1997; 1988; 1991); MEIRA (2003; 2010); VARELA (1980; 2001).pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolinha de Arte do Brasilpt_BR
dc.subjectEscolinha Municipal de Arte de Pelotaspt_BR
dc.subjectArts - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLittle Art School of Brazilpt_BR
dc.subjectMunicipal Little Art School of Pelotaspt_BR
dc.titleEscolinha Municipal de Arte de Pelotas : memória, história e ensino de arte (1963/1998).pt_BR
dc.title.alternativeMunicipal Little Art School of Pelotas: Memory, History and Teaching of Art (1963/1998).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3811324529447917pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, tendo como título: “Escolinha Municipal de Arte de Pelotas: Memória, História e Ensino de Arte (1963/1998), insere-se na Linha de Pesquisa “Ensino da Arte e Educação Estética” do Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais, Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas, RS. Sustenta-se na necessidade de se conhecer essa história que foi desenvolvida na área da Arte -Educação em 30 anos de existência. Foi uma experiência educativa, funcionando desde o princípio com uma proposta baseada nas Linguagens da Arte. Na sua criação, recebeu o nome de Escolinha Municipal de Arte (Pelotas/RS). Está entre as Escolinhas que tiveram suas bases no Movimento Escolinhas de Arte, surgido em meados de 1952. O objetivo principal desta pesquisa é reconstituir, preservar, divulgar e valorizar a memória, a história e o ensino de arte da Escolinha Municipal de Arte de Pelotas. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a reflexão das pessoas, sobre a memória, a história e o ensino de arte em Pelotas. A pesquisa aconteceu seguindo uma abordagem qualitativa, tendo como fontes de pesquisa a análise documental do acervo da escola, imagens de registros e entrevistas com algumas pessoas que trabalharam ou estudaram na Escolinha ou tiveram relação com ela. Divide-se em quatro etapas: Introdução, Contexto Histórico-Político da Arte-Educação, Escolinha Municipal de Arte de Pelotas. Devido à escassez de registros escritos sobre a Metodologia desenvolvida durante esses 33 anos de Escolinha, teve-se que usar de entrevistas com os protagonistas que fizeram parte dessa história, a fim de coletar informações e imagens. As entrevistas contribuíram para compor o texto da dissertação, mas não foram utilizadas na sua íntegra e sim no decorrer do texto. Acredita-se que tenha alcançado os objetivos e que esta pesquisa possa realmente contribuir para o ensino de arte. Para aprofundar os estudos, as principais referências foram: RODRIGUES (1980); READ (1978;1986); BARBOSA (1997; 1988; 1991); MEIRA (2003; 2010); VARELA (1980; 2001).pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa dapt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record