Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBorges, Letícia de Farias
dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.contributor.authorPires, Janice de Freitas
dc.contributor.authorVecchia, Luisa Félix Dalla
dc.contributor.authorVeiga, Mônica Mendes
dc.date.accessioned2018-05-22T19:34:31Z
dc.date.available2018-05-22T19:34:31Z
dc.date.issued2015-10
dc.identifier.citationBORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938
dc.description.abstractEste trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGEOMETRIAS & GRAPHICA 2015pt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGraphic Digital Representationpt_BR
dc.subjectMetal Railingspt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectPhysical Modelspt_BR
dc.subjectInclusive Heritage Educationpt_BR
dc.subjectRepresentação Gráfica Digitalpt_BR
dc.subjectGradis Metálicospt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectModelos Físicospt_BR
dc.subjectEducação Patrimonial Inclusivapt_BR
dc.subjectGEGRADIpt_BR
dc.titleA representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digitalpt_BR
dc.title.alternativeThe representation of metallic gradis as didactic activity: a connection between patrimony, geometry and technologies of digital manufacturept_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem