Mostrar el registro sencillo del ítem
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
dc.contributor.author | Borges, Letícia de Farias | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Vecchia, Luisa Félix Dalla | |
dc.contributor.author | Veiga, Mônica Mendes | |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T19:34:31Z | |
dc.date.available | 2018-05-22T19:34:31Z | |
dc.date.issued | 2015-10 | |
dc.identifier.citation | BORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938 | |
dc.description.abstract | Este trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015 | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Graphic Digital Representation | pt_BR |
dc.subject | Metal Railings | pt_BR |
dc.subject | Architecture | pt_BR |
dc.subject | Physical Models | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Heritage Education | pt_BR |
dc.subject | Representação Gráfica Digital | pt_BR |
dc.subject | Gradis Metálicos | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Modelos Físicos | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
dc.title | A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital | pt_BR |
dc.title.alternative | The representation of metallic gradis as didactic activity: a connection between patrimony, geometry and technologies of digital manufacture | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Pós-Graduação em Gráfica Digital: Trabalhos em eventos [89]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Gráfica Digital.