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dc.contributor.advisorSpolle, Marcus Vinicius
dc.creatorDuarte, Flavia Giribone Acostapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-22T22:16:15Z
dc.date.available2018-06-22T22:16:15Z
dc.date.issued2017-03-31
dc.identifier.citationDUARTE, Flavia Giribone Acosta. Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento – RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3999
dc.description.abstractThe comprehension of howblack adolescents resident in Santana do Livramento perceive the construction of their identities and how they dialogue with racism is the subject of this dissertation. This work seeks to comprehend how these black adolescents are experiencing their identification processes being high school students of state public schools and residents in Carolina neighbourhood or downtown, of the aforementioned city. This qualitative research used semi-structured interviews as a way to approach the ideas and perceptions of the adolescents.Thus, the main objective was to comprehend how black adolescents are building their identities in the suburbs and downtown in Santana do Livramento and how they position themselves related to racism. In addition, the specific objectives are: to analyze how the students are interacting with their process of identity construction, how they deal with racism and affirmative actions that took place in the school context; to comprehend the relation between the adolescents and the black movementsand if these movements are part of their identity construction; and to realize how the adolescents articulate their identities in order to enable a social mobility. It was verified that the construtions of identities in focus and their cultural context are being affected significantly by the implementation of Law 10.639/03 and subtly by the activities of the black movements in Santana do Livramento. The construction of identities from the intersectionality of race, gender and class categories, of the last year high school teenagers, brought other elements for the debate that were relevant and strongly present in the constructions of their identities, as the reaction to racism situations and the influences of the family, religion, self-esteem, hair and beauty, jointly to the school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAdolescentes negraspt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectAffirmative actionspt_BR
dc.subjectBlack adolescentspt_BR
dc.titleRacismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centropt_BR
dc.title.alternativeRacism and the construction of identities of black adolescents in Santana do Livramento – RS: a comparative case study between Carolina neighborhood anddowntownpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3166865029701989pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7994446298778464pt_BR
dc.description.resumoA compreensão de como as adolescentes negras moradoras de Santana do Livramento percebem a construção de suas identidades e como elas experienciam o racismo é o tema dessa dissertação. Este trabalho visa entender como estas jovens negras estão vivenciando seus processos de identificações sendo estudantes do ensino médio de escolas estaduais e como moradoras do bairro Carolina e do bairro Centro, da cidade supracitada. Isto foi feito através de uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de se aproximar às ideias e percepções das adolescentes pesquisadas. Assim, tem-se como objetivo geral compreender como as adolescentes negras estão construindo suas identidades na periferia e no centro de Santana do Livramento e como elas se posicionam com relação ao racismo. Alémdisso, têm-se como objetivos específicos: analisar como as alunas estão dialogando com o processo de construção de suas identidades, como lidam com o racismo e as ações afirmativas realizadas no âmbito escolar; compreender a relação que as adolescentes têm com os movimentos negros e se estes compõem a construção de suas identidades; e perceber de que forma as adolescentes articulam suas identidades frente às possibilidades de mobilidade social. Verificou-se que as construções das identidades em foco e seu contexto cultural estão sendo influenciados de forma significativa pela implementação da Lei 10.639/03 e de forma sutil pelas atividades dos movimentos negros de Santana do Livramento. A construção das identidades a partir da interseccionalidade das categorias raça, gênero e classe, das adolescentes do terceiro ano, trouxe outros elementos para o debate que se mostraram relevantes e fortemente presentes nas construções de suas identidades, como a reação a situações de racismo, as influências da família, da religião, da autoestima, cabelo e beleza, bem como do ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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