Mostrar el registro sencillo del ítem
Processos de ensino aprendizagem da geometria de superfícies curvas em arquitetura e design
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane dos Santos | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Heidrich, Felipe Etchegaray | |
dc.date.accessioned | 2018-08-16T18:00:06Z | |
dc.date.available | 2018-08-16T18:00:06Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | PIRES, J. F. ; NUNES, Cristiane ; BORDA,A.B.A.S ; HEIDRICH, F. E. . PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA DE SUPERFÍCIES CURVAS EM ARQUITETURA E DESIGN. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design., 2013, Florianópolis. Expressão Gráfica - Tecnologia e Arte para Inovação. Florianópolis: UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. v. 1. p. 1-13. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4109 | |
dc.description.abstract | Propostas projetuais de arquitetura e design cada vez mais têm se destacado pela adoção de formas complexas. Nesse contexto, a geometria passa a ser um elemento importante como conhecimento para apoiar o desenvolvimento de tais propostas. Neste trabalho, com interesse didático, realizam-se exercícios de reconhecimento da geometria de formas curvas, através da análise e geração de objetos de arquitetura e design, voltados para contextos de formação e aperfeiçoamento profissional em tais áreas. As etapas do trabalho contam com a identificação de referenciais sobre os tipos de superfícies curvas e configuração de processos de representação gráfica digital para estas superfícies, a identificação de um conjunto de obras de arquitetura e design associadas às superfícies curvas, o reconhecimento de processos de representação gráfica digital das obras com tais superfícies, e o reconhecimento de processos de transformação da forma a partir das obras representadas, como maneira de incentivar processos criativos. Esta proposta didática tem o interesse de ampliar o conhecimento das formas curvas com o objetivo de construir um referencial de geometria para o projeto de arquitetura e design. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | GRAPHICA 2013 | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Superfícies curvas | pt_BR |
dc.subject | Obras de arquitetura e design | pt_BR |
dc.subject | Representação gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Projeto de arquitetura | pt_BR |
dc.title | Processos de ensino aprendizagem da geometria de superfícies curvas em arquitetura e design | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning processes of curved surface geometry in architecture and design | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Pós-Graduação em Gráfica Digital: Trabalhos em eventos [89]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Gráfica Digital.