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O uso de ferramentas de simulação de iluminação no contexto das escolas gaúchas de arquitetura
dc.contributor.author | Vianna, Saionara Dias | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2018-08-17T12:46:28Z | |
dc.date.available | 2018-08-17T12:46:28Z | |
dc.date.issued | 2012-10 | |
dc.identifier.citation | VIANNA, S. D. ; PIRES, J. F. ; BORDA,A.B.A.S . O USO DE FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO DE ILUMINAÇÃO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS GAÚCHAS DE ARQUITETURA. In: ENTAC, 2012, Juiz de Fora. ENTAC. xx: xx, 2012. v. 1. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4142 | |
dc.description.abstract | Experiências pedagógicas relatadas por diferentes instituições educativas na área de arquitetura demonstram que o uso de ferramentas informáticas de simulação, no contexto de ensino/aprendizagem de iluminação natural e artificial, tem potencializado o processo de aprendizagem. Este trabalho teve por objetivo, traçar um panorama sobre o uso efetivo destas ferramentas no contexto das escolas de arquitetura do RS. A pesquisa foi realizada a partir da identificação das escolas de arquitetura do estado e das disciplinas nas quais o tema iluminação é ministrado, seguida pela aplicação de um questionário dirigido aos professores responsáveis por tais disciplinas. As questões tratadas estiveram focadas em pontos evidenciados no relato de algumas instituições de ensino, tais como: tipos de atividades propostos e tipos de ferramentas computacionais utilizados como apoio. Os resultados, tendo em vista que até o momento se obtiveram respostas de apenas nove das vinte e duas escolas gaúchas, embora não reflitam o panorama completo sobre o uso de recursos computacionais de simulação de iluminação no âmbito de tais escolas, permitiram identificar práticas docentes para o ensino de Iluminação nas escolas de arquitetura do RS, que podem orientar ações pedagógicas e institucionais para a inserção e uso adequado de tecnologias de simulação, tal como demonstrado por algumas escolas que buscam a investigação e experimentação como estímulo à aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escolas de arquitetura do RS | pt_BR |
dc.subject | Simulação de iluminação | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lighting simulation | pt_BR |
dc.subject | Schools of architecture of the RS | pt_BR |
dc.subject | Teaching/learning | pt_BR |
dc.title | O uso de ferramentas de simulação de iluminação no contexto das escolas gaúchas de arquitetura | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of lighting simulation tools in the context of Gaucho architecture schools | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
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Pós-Graduação em Gráfica Digital: Trabalhos em eventos [89]
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