dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Aguirre, Noélia de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T12:14:17Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T12:14:17Z | |
dc.date.issued | 2008-12 | |
dc.identifier.citation | BORDA,A.B.A.S; FÉLIX, Neusa Rodrigues ; PIRES, J. F. ; Moraes, Noélia . Modelagem Geométrica nos estágios iniciais de aprendizagem da prática projetual em Arquitetura. In: SIGRADI 2008, 2008, Havana, Cuba. XII Congresso Sigradi 2008. Havana: Ministerio de Educacion Superior, 2008. p. 434-438. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4157 | |
dc.description.abstract | Este trabalho investe na delimitação de um programa de estudo de Modelagem Geométrica direcionado aos alunos nas fases iniciais da Arquitetura. Considera-se que os estudos promovem um controle qualificado do formulário baseado no reconhecimento de parâmetros que o definem, além de permitir a ampliação do vocabulário geométrico dos alunos, importante para as atividades de projeto arquitetônico. Desta forma, o programa avança na apropriação de novos conceitos que envolvem as investigações em processos de projeto arquitetônico, como o conceito de gramática de formas. Observando as práticas de análise e composição arquitetônica baseadas em tal conceito, identificam-se conteúdos de modelagem geométrica que já estão sendo utilizados no contexto da pós-graduação para serem transpostos para o contexto de graduação, juntamente com as práticas iniciais de ensino do projeto arquitetônico. Os resultados referem-se à disponibilização do material didático, estes materiais têm o objetivo de construir referências para o desenvolvimento de práticas projetuais que explorem a reflexão sobre os processos de criação e composição da forma arquitetônica em seus aspectos geométricos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | SIGRADI 2008 | pt_BR |
dc.relation | Agradecemos à PREC/UFPel pelo apoio com bolsa de extensão, à estudante Juliana Mühlenberg Soares e à professora Maria da Graça Duval, professora da disciplina de Projeto de Arquitetura e Urbanismo II, que disponibilizou o espaço da disciplina para a realização deste trabalho. | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Modelagem geométrica | pt_BR |
dc.subject | Gramática de formas | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Modelagem geométrica nos estágios iniciais de aprendizagem da prática projetual em arquitetura | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |