Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOgawa, Milena Rosa Araújopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-06T18:50:13Z
dc.date.available2018-10-22
dc.date.available2018-11-06T18:50:13Z
dc.date.issued2017-06-21
dc.identifier.citationOGAWA, Milena Rosa Araújo. Tácito e a retórica da decadência: um estudo sobre memória, identidade e educação à época de Domiciano. 2017. 201 folhas. Dissertação (Mestrado em História) –Programa de Pós-Graduação em História,Instituto de Ciências Humanas,Universidade Federal de Pelotas, Pelotas,2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4183
dc.description.abstractIn this dissertation, we investigate the political action through the use of oratory, its teaching, transformation and its influence during the first century of our era, in the Roman Principality under the government of Tito Flavio Domitian (81-96 A.D). In order to do so, The Dialogue of the Orators of the historian and Roman senator Publio (Caio) Cornélio Tacitus (55-117? A.D.) was used as a main source of investigation. The study sought to analyze the political trajectory of Tacitus and to address the main themes of his five works (Agricola, Germany, A Dialogue on Oratory, The History and The Annals); to discuss the personal and political aspects of the author's life through the concepts of memory and identity; to introduce the biography and to understand the moralizing reforms done by the last Flavian ruler; and to reflect on Roman oratory, its study and the political activity in Domitian.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação romanapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectDomicianopt_BR
dc.subjectTácitopt_BR
dc.subjectRoman educationpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectDomicianpt_BR
dc.subjectTacituspt_BR
dc.titleTácito e a retórica da decadência: um estudo sobre memória, identidade e educação à época de Domicianopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2471296250383217pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1927341823687401pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, investigamos a ação política através do emprego da oratória, seu ensino, transformação e sua influência durante o primeiro século de nossa era, no Principado romano no governo de Tito Flávio Domiciano (81-96 d.C.). Utilizamos como principal fonte de investigação O Diálogo dos Oradores, do historiador e senador romano Públio (Caio) Cornélio Tácito (55-117? d.C.). Nosso estudo procurou analisar a trajetória política de Tácito e abordar algumas das principais temáticas de suas cinco obras (Agrícola, Germânia, O Diálogo dos Oradores, História e Anais); discutir os aspectos pessoais e políticos da vida do autor por meio dos conceitos de memória e identidade; apresentar a biografia e compreender as reformas moralizantes do último governante Flaviano; e refletir sobre a oratória romana, o estudo desta e a atuação política em Domiciano.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Carolina Kesser Barcellospt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem