Mostrar registro simples

dc.creatorCaino, Thaissa de Castro Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-08T14:46:37Z
dc.date.available2019-03-08
dc.date.available2019-03-08T14:46:37Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.citationCAINO, Thaissa de Castro Almeida. A materialização da melancolia no Cemitério Municipal de Cruz Alta -RS: Um estudo sob o viés da Arqueologia da Imagem. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado em Antropologia – Área de Concentração em Arqueologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4254
dc.description.abstractThis work aims to recognize the social imagery related to the materialization of melancholy in human figures, with the goal of revealing the identity in the processes occurring in the image set selected at the Cruz Alta Municipal Cemetery, which was installed in 1863, in the wake of the cemeteries secularization process, and sanitation policies in Brazil. Also, this set was analyzed in the light of Archaeology of Image, a theoretical-methodological approach derived from Classical Archeology, characterized by developing researches with images objects. In the Archeology of Image approach, the image is not treated as a mere discourse illustration, or as a representation of the real, but rather, as a construction, a cultural composition formed by social factors, with various techniques applied to the most diverse supports and raw materials. In a nutshell, we identified sixteen tombstones with female anthropomorphic images marble made, with characteristics that refer to the classic concept of melancholy, associated with the humoral doctrine of Hippocratic medicine. Moreover, throughout its history, it has been associated with attributes such as slowness, stagnation, sadness, solitude, morbidity, indifference, but also to genius, to deep thought, and to divinatory gifts. This melancholic pathos influenced the arts and literature that characterized the Romanticism. The period in which the tombstones occurred more frequently, particularly the first three decades of the 20th century, was a time of substantial changes in the city, this being the reason why we associate the tombstones with an attempt of relating the buried with a spirit of modernity, that permeated the society in that period.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArqueologia da imagempt_BR
dc.subjectCemitériopt_BR
dc.subjectMelancoliapt_BR
dc.subjectCruz Altapt_BR
dc.subjectArchaeology of imagept_BR
dc.subjectCemeterypt_BR
dc.subjectMelancholypt_BR
dc.titleA materialização da melancolia no Cemitério Municipal de Cruz Alta-RS: um estudo sob o viés da arqueologia da imagempt_BR
dc.title.alternativeThe materialization of melancholy at the City Cemetery of Cruz Alta-RS: a study under the bias of archaeology of imagept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3478882507888064pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7165514821360748pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Luiza F. Nietzke de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4128459911448983pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo reconhecer o imaginário social relacionado à materialização da melancolia nas figuras humanas, com vistas a revelar a identidade dos processos presentes no conjunto imagético selecionado no Cemitério Municipal de Cruz Alta, o qual foi instalado em 1863, na esteira do processo de secularização dos cemitérios e das políticas de sanitarização no Brasil. Tal conjunto foi analisado à luz da Arqueologia da Imagem, corrente teórico-metodológica derivada da Arqueologia Clássica, na qual a imagética não é tratada como mera ilustração do discurso, ou como representação do real, mas sim como construção técnica e composição cultural formada por fatores sociais. Como resultado, foram identificadas dezesseis jazigos com imagens antropomorfas femininas feitas em mármore, com características que remetem ao conceito clássico de melancolia, associado à doutrina humoral da medicina hipocrática que, ao longo de sua história, foi associado a atributos como lentidão, estagnação, tristeza, solidão, morbidez, indiferença, mas também à genialidade, ao pensamento profundo, a dons divinatórios. Esse pathos melancólico influenciou as artes e a literatura que caracterizam o Romantismo. O período no qual se concentram os jazigos, particularmente as três primeiras décadas do século XX, foi de grandes transformações na cidade, razão pela qual este estudo vincula sua ocorrência a uma tentativa de associação dos sepultados com o espírito de modernização que permeou a sociedade local no períodopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Pedro Luís Machadopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples