Avaliação da estabilidade do conhecimento anatômico e de escultura dental de estudantes de Odontologia
Resumo
A Anatomia constitui o alicerce de todas as disciplinas clínicas na prática da Odontologia, especialmente na reabilitação oral. Para que os dentes possam preencher suas funções, torna-se necessário que a sua forma anatômica esteja correta, não causando nenhum prejuízo à oclusão dentária. É também função do professor, a avaliação do seu método de ensino, bem como a absorção desta aprendizagem pelos estudantes, e a manutenção deste conhecimento no transcorrer do curso, para desta maneira, interferir no binômio ensino/aprendizagem, sempre que necessário, trazendo alterações pertinentes ao currículo acadêmico. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento teórico e prático de anatomia dental adquirido pelos acadêmicos, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, bem como comparar, a qualidade anatômica de restaurações realizadas por esses estudantes. Para a avaliação do conhecimento teórico, foi utilizado um questionário com 10 perguntas fechadas sobre anatomia dental e para a avaliação prática deste conhecimento foram constituídos dois grupos de estudantes, um do 3º semestre (S3), outro do 8º semestre (S8), que realizaram restaurações com cera em macro modelos de gesso; o terceiro grupo, constituído por alunos do 10º semestre (S10) que fez restaurações com cera em dentes artificiais de tamanho natural da P-Oclusal®. Os dentes escolhidos para a atividade de escultura dental foram o 16 (UMS14) e o 47 (UMS18). A avaliação e a comparação entre os grupos foram realizadas através de escores pré-estabelecidos. De posse dos resultados experimentais do estudo, a comparação entre os escores obtidos pelo questionário e pelas esculturas dos grupos foi realizada com o programa “Stata”, através de testes estatísticos (Testes T, Kruskal-Wallis e Mann Whitney) com valor de P < 0,05. É possível observar que a média da avaliação teórica dos participantes do ciclo inicial (S3) foi superior a obtida pelos alunos do ciclo final, havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos. Quanto às esculturas, não houve diferença entre os grupos S3 e S8, porém o grupo (S10) apresentou um maior escore nas esculturas de ambos os dentes, certamente por terem cursado todas as disciplinas, o que lhes proporcionou melhor habilidade manual. Quanto ao tipo de dente, os dentes artificiais de tamanho natural apresentaram maior escore nas esculturas dentais. Portanto dentro dos limites deste estudo foi possível concluir que: Alunos do ciclo inicial (terceiro semestre), apresentaram conhecimento teórico superior, havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos. Alunos do décimo semestre realizaram esculturas dentais com melhor qualidade. As esculturas em dentes artificiais de tamanho natural apresentaram melhor qualidade em relação aos macro modelos.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: