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dc.creatorMichelon, Francisca Ferreirapt_BR
dc.creatorCenson, Dianinept_BR
dc.creatorHallal, Dalila Rosapt_BR
dc.creatorKaizer, Éverton Felipept_BR
dc.creatorGabriel, Ketrin Cristinapt_BR
dc.creatorRadtke, Leopoldinept_BR
dc.creatorJantzen, Sylvio Arnoldo Dickpt_BR
dc.creatorOliveira, Ana Lúcia Costa dept_BR
dc.creatorSilveira, Aline Montagna dapt_BR
dc.creatorRocha, Eduardopt_BR
dc.creatorResende, Lorena Maiapt_BR
dc.creatorPortela, Laís Dellinghausenpt_BR
dc.creatorSouza, Humberto Levy dept_BR
dc.creatorBorges, Paulo Ricardo Silveirapt_BR
dc.creatorBrochi Fernández, Ana Lourdes da Rosa Nievespt_BR
dc.creatorSá, Pierre Moreira dospt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T11:37:28Z
dc.date.available2019-05-31T11:37:28Z
dc.date.issued2019-05-29
dc.identifier.citationMICHELON, Francisca Ferreira et al. Fronteiras. Pelotas: Editora da UFPel, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4457
dc.description.abstractA Fronteira no meio acadêmico tem sido objeto de estudos, conteúdo de projetos, tema de eventos, motivo de cooperações e elemento estruturante de iniciativas que objetivam discuti-la tanto do ponto de vista conceitual como sob os aspectos de regiões que compartilham limites geográficos. O interesse em observar, estudar, relacionar, comparar, diferenciar e sistematizar as dinâmicas culturais fronteiriças, tanto da experiência e do ponto de vista de quem habita a fronteira como daqueles que, ainda que fora dos limites geográficos desta linha divisória entre as nações, transitam no assunto, é motivado ora pelo sentido de conflito que há nesses lugares, ora pelo oposto, a paz. Na sua proposta original, que apresentou chamada para extensionistas que desejassem relatar experiências, estudos e vivências de trânsitos e trocas nos limites entre o Brasil e países fronteiriços, desejava-se reunir exemplares de ações de conhecimento, capazes de positivar tensões e conflitos e fomentar as soluções de convívio e interação. Pretendia-se encontrar, deste modo, interlocutores que refinassem a visão do limite nacional, esmiuçando o seu contexto, documentando os trânsitos culturais e investigando as relações que definem as experiências de uma cultura híbrida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectFronteiraspt_BR
dc.subjectCultura hídricapt_BR
dc.subjectEspaços sociaispt_BR
dc.subjectEspaços culturaispt_BR
dc.subjectEspaços políticospt_BR
dc.subjectProjetos extensãopt_BR
dc.titleFronteiraspt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/4457


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