Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorKnuth, Alan Goularte
dc.date.accessioned2019-08-27T19:44:11Z
dc.date.available2019-08-27T19:44:11Z
dc.date.issued2014-10-13
dc.identifier.citationKNUTH, Alan Goularte. Ambiente escolar e prática de atividade física em crianças pertencentes à Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004. Pelotas, 2012. 175 f. Tese (Doutorado em Epidemiologia) - Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4722
dc.description.abstractThe biological and individual approach about the understanding of physical activity has been gradually enlarged to dimensions of social and environmental settings on production of knowledge in epidemiology. Outlining this important progress, from the determinants, the measurement of physical activity practice with objective methodologies, such as, accelerometry, also delimits a vital point in the development of the area. At the 6-7 year follow-up of the 2004 Pelotas Birth Cohort, the children were received in the research clinic, and they were given a wrist accelerometer to wear for the next few days following the visit. Besides the characterization in this age group, the physical activity will certainly be a relevant indicator for the next cohort follow-ups. Along with the accelerometry data collection, a survey was carried out in elementary schools from the urban area. When visiting the schools, an instrument was used enabling contact with school staff and the observation of physical environment related to physical activity. Aspects related to the recess, physical education classes, after-school programs and built environment were assessed. The effect of the school environment hypothesis on physical activity practice in 6-7 years old was investigated from a multilevel analysis, considering the contextual effect of the school. This approach identified no connection between biological birth variables and physical activity on 6-7 years old, a marked representation of socio-economic indicators. It has also shown a limited influence from school environment on children´s physical activity on the first school years.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.subjectEstudos de coortespt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleAmbiente escolar e prática de atividade física em crianças pertencentes à Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004pt_BR
dc.title.alternativeSchool environment and physical activity in children from 2004 Pelotas birth cohortpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5583931088198491pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3211152266266081pt_BR
dc.description.resumoA abordagem individual e biológica de compreensão da atividade física vem sendo paulatinamente ampliada para dimensões das esferas social e ambiental, na produção do conhecimento em epidemiologia. Ao delinear este importante avanço, do ponto de vista dos determinantes, a mensuração da prática de atividade física com metodologias objetivas, como a acelerometria, também demarca um ponto essencial no amadurecimento da área. No acompanhamento dos 6-7 anos da coorte de 2004 em Pelotas-RS, crianças foram estudadas na clínica de pesquisa e receberam acelerômetro de pulso para uso em dias seguintes à visita. Para além da caracterização nesta faixa-etária, certamente a atividade física será um indicador relevante para os futuros seguimentos da coorte. Paralelo ao trabalho de acelerometria, foi realizado um inquérito nas escolas de ensino fundamental da área urbana. Ao visitar as escolas utilizamos um instrumento contemplando contato com representante escolar e observação do ambiente físico relacionado à atividade física. Foram estudadas as questões relacionadas ao recreio, aula de Educação Física, atividades físicas extracurriculares e espaços físicos. A hipótese de efeito do ambiente escolar na prática de atividade física aos 6-7 anos foi investigada a partir de análise multinível, considerando o caráter contextual da escola. A presente abordagem identificou ausência de relação entre variáveis biológicas do nascimento e atividade física aos 6-7 anos, uma marcante representação de indicadores socioeconômicos e ainda limitada influência do ambiente escolar na atividade física da criança nos primeiros anos escolares.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Epidemiologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hallal, Pedro Rodrigues Curi


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem