Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Letícia Fonseca da
dc.date.accessioned2019-09-02T12:42:13Z
dc.date.available2019-08-29
dc.date.available2019-09-02T12:42:13Z
dc.date.issued2018-05-11
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Fonseca da. Formação Continuada de Professores de Geografia e Saberes Construídos na Prática Pedagógica: Experiências Apresentadas nos Encontros Sobre Poder Escolar. 2018. 139f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4726
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to problematize the teachers' knowledge built in the practice of Geography teaching, based on the action of continuous training of teachers held in the municipality of Pelotas - RS, called Encontros sobre o Poder Escolar. The theoretical axis of work is a manual of continuous training as a collective measure, without ignoring a profession and a school organization, favoring the production of knowledge within the profession and expanding the possibilities of professional coordination. The methodological course adopted in the research, in the space of qualitative research, was a documentary analysis and a narrative interview. The data were made available in the annals of the meetings, containing the curricula of the work of the Basic Education teachers, and a narrative interview with a teacher participating in the event, indicating the importance of spaces for exchanging experiences among peers. These formative spaces show that the knowledge of the profession is also built in the daily work and that teachers develop a willingness to invest in the profession when they have their experiences recognized and considered as part of the teacher training.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.titleFormação continuada de professores de geografia e saberes construídos na prática pedagógica: experiências apresentadas nos Encontros Sobre Poder Escolarpt_BR
dc.title.alternativeContinuing education of teachers of geography and knowledge built in pedagogical practice: experiences presented at Encontros Sobre Poder Escolar.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9755940593576925pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo problematizar os saberes docentes construídos na prática do ensino de Geografia, a partir da ação de formação continuada de professores realizada no município de Pelotas - RS, chamada Encontros sobre o Poder Escolar. O eixo teórico do trabalho é a concepção de formação continuada como uma dimensão coletiva, sem ignorar a pessoa do professor e a organização escolar, favorecendo a produção de saberes no interior da profissão e ampliando as possibilidades de autonomia profissional. O percurso metodológico adotado na pesquisa, no âmbito da pesquisa qualitativa, foi a análise documental e a entrevista narrativa. Os dados coletados a partir dos anais dos encontros, contendo os resumos de trabalhos apresentados por professores da Educação Básica, e a entrevista narrativa com uma docente participante do evento, indicam a importância formativa dos espaços de trocas de experiências entre os pares. Estes espaços formativos evidenciam que os saberes da profissão são construídos, também, no cotidiano de trabalho e que os professores desenvolvem uma disposição para investir na profissão quando têm as suas experiências reconhecidas e consideradas como integrantes da formação docente.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Lígia Cardoso


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem