dc.creator | Rockenbach, Igor Armindo | |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T12:45:07Z | |
dc.date.available | 2019-08-29 | |
dc.date.available | 2019-09-02T12:45:07Z | |
dc.date.issued | 2018-03-02 | |
dc.identifier.citation | ROCKENBACH, Igor Armindo. A formação inicial de professores de Geografia: diálogos com os saberes docentes e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4728 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze the theory of Pedagogical Content Knowledge by Lee Schulman and to establish a relationship between this theory and the teachers’ knowledge with the purpose of contributing to the education and initial formation of geography teachers. In order to contemplate this proposal, the teachers’ initial knowledge of geography is investigated using the proposals made by Lana Cavalcanti, Maurice Tardif and Clermont Gauthier; the current scientific production in the field of Geography Teaching is investigated through a literature revision in articles classified as Qualis Capes B2 or superior, and published in the annals of the National Meeting of Practice and Teaching of Geography; from Lee Shulman’s proposals, the Pedagogical Content Knowledge is characterized; and Shulman’s theory is articulated with the teachers’ knowledge, aiming to establish a relationship between the lecturer’s initial formation and the knowledge shown. Methodologically, a dialectical approach, a qualitative research, a theoretical research and Systematic Review of Literature and Discursive Textual Analysis are used. The main results present, in a theoretical foundation, the conception that the teachers’ knowledge is composed of three different types of knowledge: experience, pedagogical-didactic, and specific knowledge. Literature review exposes the following potentialities in regarding the debate of the initial lecturer’s formation in Geography: (1) promoting a greater pedagogical-didactic knowledge in future lecturers; (2) encourage research throughout the graduation degree; (3) include with a bigger emphasis the professional in the current school scenario; and (4) lessen the difference between Academic Geography and School Geography. It is concluded that Pedagogical Content Knowledge proficuously interacts with the lecturer’s geographical knowledge and poignantly contributes to the problematic issues present the Geography teachers’ formation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento pedagógico do conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Initial formation | pt_BR |
dc.subject | Teachers’ knowledge | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical content knowledge | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | pt_BR |
dc.title | A formação inicial de professores de Geografia: diálogos com a produção científica atual, os saberes docentes e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo | pt_BR |
dc.title.alternative | The initial formation of Geography teachers: relations between teachers’ knowledge and Pedagogical Content Knowledge | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/561281424169779 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo analisar a teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Lee Shulman e estabelecer diálogos entre essa teoria e os saberes docentes geográficos a fim de contribuir para a formação inicial de professores de Geografia. Para contemplar essa proposta são investigados os saberes docentes da formação inicial, a partir das proposições de Lana Cavalcanti, Maurice Tardif e Clermont Gauthier; a produção científica atual no campo do Ensino de Geografia é investigada em uma revisão de literatura feita em artigos classificados com Qualis Capes B2 e superior e publicados nos anais do Encontro Nacional de Prática e Ensino de Geografia; é caracterizado o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, a partir das proposições de Lee Shulman; e a teoria de Shulman é articulada com os saberes docentes geográficos visando, com isso, estabelecer um diálogo entre a formação inicial de professores de Geografia e esses conhecimentos. Como metodologia, é utilizada a abordagem dialética, a pesquisa qualitativa, a pesquisa teórica, a Revisão Sistemática de Literatura e Análise Textual Discursiva. Como resultados principais, traz-se, na fundamentação teórica, a concepção de que os saberes docentes são constituídos a partir de três tipos de saberes interdependentes: o saber da experiência, o saber pedagógico-didático e o saber específico. A revisão de literatura expôs diferentes potencialidades no debate da formação inicial docente em Geografia. Promover uma maior formação nos saberes do campo pedagógico-didático aos futuros docentes foi um dos apontamentos da revisão, a qual foi a base da investigação dessa pesquisa. Conclui-se assinalando que a teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dialoga proficuamente com as teorias dos saberes docentes geográficos e traz contribuições pontuais para questões problemáticas presentes na formação inicial de professores de Geografia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Liz Cristiane | |