Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Kainan Rodrigues dos
dc.date.accessioned2019-09-02T12:45:41Z
dc.date.available2019-08-30
dc.date.available2019-09-02T12:45:41Z
dc.date.issued2018-10-16
dc.identifier.citationSANTOS, Kainan Rodrigues. Políticas públicas na formação de professores de Geografia: Análise dos efeitos do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência nos anais do ENPEG 2013. 2018. 66f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4729
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to analyze the PIBID effects, as a public policy, for the theoretical-methodological framework of Geography teaching, using as analysis' parameter articles in the annals of the Encontro Nacional de Ensino em Geografia (ENPEG) - 2013 edition. This research is a part of a bigger project supported by CNPq (Brazilian National Council for Scientific and Technological Development), which is extended the analysis to the last three editions of ENPEG (2011, 2013 and 2017). The documentary research and the content analysis were utilized as methodology. For the articles data collection, a previously organized document was used. The presented results identify the academic production associated with PIBID; recognize the methodologies used in the development of practices; evidence the subjects used in Geography's PIBID projects; identify didactic and pedagogic tendencies for the geography teaching; and demonstrate the articulation between theory and practice that was exposed in the articles.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTendências didático-pedagógicaspt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectDidactic and pedagogic tendenciespt_BR
dc.titlePolíticas públicas na formação de professores de Geografia: análise dos efeitos do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência nos anais do ENPEG 2013pt_BR
dc.title.alternativePublic policies in geography teacher training: Analysis of the effects of Pibid on teaching in ENPEG 2013pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4582048450243155pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974384756028670pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa de mestrado foi analisar os efeitos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência, enquanto política pública, para o arcabouço teórico-metodológico do ensino da Geografia, utilizando como parâmetro de análise os artigos presentes nos anais do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG) - edição de 2013. Essa pesquisa faz parte de um projeto ―guarda-chuva‖ com o apoio do CNPq - Edital Universal - 2016/2019, que estende a análise as três últimas edições do ENPEG (2011, 2013 e 2017). Como aporte metodológico da pesquisa foi utilizada a pesquisa documental com análise de conteúdo, tendo como roteiro de coleta de dados uma ficha previamente organizada. Os resultados apresentados identificam a produção acadêmica relacionada ao PIBID; reconhecem as metodologias utilizadas no desenvolvimento das práticas; evidenciam as temáticas abordadas em projetos dos PIBID Geografia; identificam tendências didático-pedagógicas para o ensino de Geografia; e mostram a articulação entre teoria e prática presentes nos relatos apresentados nos artigos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Liz Cristiane


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples