Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRosa, Luciano Martins da
dc.date.accessioned2019-09-02T12:47:32Z
dc.date.available2019-08-30
dc.date.available2019-09-02T12:47:32Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.citationROSA, Luciano Martins da. Literatura de ficção e Educação Geográfica: Tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico Verissimo. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4733
dc.description.abstractFrom the assumption that Literature allows the construction of identity processes and Geographic Education can, as mediator, have the potential to deconstruct stereotypes developed over time by the most diverse media, if using Literature itself - which influences the others; the purpose of this Master's Dissertation is to analyze the use of fiction Literature in Geographic Education as a modeling strategy. From an analysis of the discourse - as methodology and language - of the first volume of The Continent, by Verissimo, the work is exemplified as fundamental in approaching issues related to the construction of the territory and the people of Rio Grande do Sul. It is understood the modeling as an essential concept in this approach, starting from Albert Bandura and his Cognitive Social Theory that observes in the concept the base of observational learning, especially in a symbolic way, that refers to learning by the influence of media models, in which Literature fits. As for the discursive notes of the work, it is expressed a misogynistic and patriarchal predominance in the discursive and ideological formation of the characters of the plot, who have in the women, black and indigenous links of the author with the critique of this culture in Rio Grande do Sul. perceived in an exclusive identity construction. Possibilities of a geographical and critical approach by the literary work and Literature are pointed out more broadly.The research interrelated Geography, reading and Literature, demonstrating the geographical character of Literature - even when not surrounded by geographic concepts - and the evolution of its use and importance in science, having, in the end, Geographical Education as a possibility of an approach critique of reality, in the understanding of the active subjects in the learning process from a geography that serves to understand the problems of the environment and the world, beyond the formality of education, but in a broad and focused way in the geographic reasoning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem observacionalpt_BR
dc.subjectErico Verissimopt_BR
dc.subjectO tempo e o ventopt_BR
dc.subjectRaciocínio geográficopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectObservational learningpt_BR
dc.subjectTime and the windpt_BR
dc.subjectGeographical reasoningpt_BR
dc.titleLiteratura de ficção e Educação Geográfica: tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico Verissimopt_BR
dc.title.alternativeLiterature of fiction and Geographic Education: Tradition invented, social modeling and discourse in the work The Continent, of Erico Verissimo.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0535582784440483pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974384756028670pt_BR
dc.description.resumoDo pressuposto de que a Literatura possibilita a construção de processos identitários e a Educação Geográfica pode, enquanto mediadora, ter um potencial para desconstruir estereótipos desenvolvidos ao longo do tempo pelas mais diversas mídias, se utilizando da própria Literatura – que influencia as demais; o objetivo desta Dissertação de Mestrado é, assim, analisar o emprego da Literatura de ficção na Educação Geográfica enquanto estratégia de modelação. A partir de uma análise do discurso – como metodologia e linguagem – do primeiro tomo de O Continente, de Verissimo, exemplifica-se a obra como fundamental na abordagem de temáticas ligadas à construção do território e do povo gaúcho. Entende-se a modelação como conceito essencial nessa abordagem, a partir de Albert Bandura e sua Teoria Social Cognitiva que observa no conceito a base da aprendizagem observacional, em especial a de modo simbólico, que se refere à aprendizagem pela influência de modelos de mídia, em que se encaixa a Literatura. Quanto aos apontamentos discursivos da obra, expressa-se uma predominância machista e patriarcal na formação discursiva e ideológica dos personagens do enredo, que têm nas mulheres, negros e indígenas elos do autor com a crítica à essa cultura no Rio Grande do Sul, que se percebe em uma construção identitária excludente. São apontadas possibilidades de abordagem geográfica e crítica pela obra literária e pela Literatura de forma mais ampla.A pesquisa inter-relaciona Geografia, leitura e Literatura, demonstrando o caráter geográfico da Literatura – mesmo quando não envolta de conceitos geográficos – e a evolução de seu uso e importância na ciência, tendo, ao fim, a Educação Geográfica como possibilidade de uma abordagem crítica da realidade, no entendimento dos sujeitos ativos no processo de aprendizagem a partir de uma Geografia que serve à compreensão das problemáticas do entorno e do mundo, para além da formalidade da educação, mas de forma ampla e centrada no raciocínio geográfico.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Liz Cristiane


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem