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dc.creatorMacedo, Daniele Prates
dc.date.accessioned2019-10-11T23:24:25Z
dc.date.available2019-10-10
dc.date.available2019-10-11T23:24:25Z
dc.date.issued2018-03-27
dc.identifier.citationMacedo, Daniele Prates. O Ensino de Cartografia e a Formação de Professores: estratégias pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacial. 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4784
dc.description.abstractThis dissertation aims to compose escape lines, based on the relationship between post-representational cartographic strategies and spatial (geo) thinking, in order to rethink the teaching of cartography together with the training of geography teachers. For this, the methodological strategies adopted were bibliographical review, curricular analysis, observation, focus group and activities with cartographic practices. The literature review led us to three notions of cartography: cartography based on the philosophy of Deleuze and Guattari; the post-representational cartographies that emerge in Geographical Cartography; and the third perspective are proposals that converge towards the focus as the New Social Cartography of the Amazon. The analysis of the curriculum together with the focus group points to the urgency of reorganizing this one, according to the needs of the geography teacher's in relation to the cartographic language. While the activities we note the divergence between an epistemology of space and the production of the same by Cartography. Finally, we conclude the need for curricular reformulation taking into account the needs of the training of teachers of Geography, from an extended perspective of Cartographic Culture and that contributes to the construction of the geo-spatial thought of the students through the geographic education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem cartográficapt_BR
dc.subjectPensamento espacialpt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectFormação de professores de geografiapt_BR
dc.subjectCartographic languagept_BR
dc.subjectSpatial thinkingpt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectFormation of geography teacherspt_BR
dc.titleO ensino de cartografia e a formação de professores: estratégias pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacialpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of cartography and teacher training: post-representational strategies and the construction of spatial (geo)thinkingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8590831067889499pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5122075802019310pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem por objetivo compor linhas de fuga, com base na relação entre estratégias cartográficas pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacial, para repensar o ensino de Cartografia junto a formação de professores de Geografia. Para tanto, as estratégias metodológicas adotadas foram a revisão bibliografica, análise curricular, observação, grupo focal e atividades com práticas cartográficas. A revisão bibliográfica nos conduziu a três noções de cartografia: a cartografia com base na filosofia de Deleuze e Guattari; as Cartografias pós-representacionais que emergem na Cartografia Geográfica; e a terceira perspectiva são propostas que convergem para o enfoque como o da Nova Cartografia Social da Amazônia. A análise do currículo junto ao grupo focal aponta para a urgência de reorganizar este, conforme as necessidades do oficio professor de Geografia em relação à linguagem cartográfica. Enquanto as atividades constatam a divergência entre uma epistemologia do espaço e a produção do mesmo pela Cartografia. Por fim, conclui-se a necessidade de reformulação curricular levando em consideração as necessidades da formação de professores de Geografia, a partir de uma perspectiva ampliada de Cultura Cartográfica e que contribua para a construção do pensamento (geo)espacial dos alunos através da educação geográfica.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Spironello, Rosangela Lurdes


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