dc.creator | Macedo, Daniele Prates | |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T23:24:25Z | |
dc.date.available | 2019-10-10 | |
dc.date.available | 2019-10-11T23:24:25Z | |
dc.date.issued | 2018-03-27 | |
dc.identifier.citation | Macedo, Daniele Prates. O Ensino de Cartografia e a Formação de Professores: estratégias pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacial. 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4784 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to compose escape lines, based on the relationship between post-representational cartographic strategies and spatial (geo) thinking, in order to rethink the teaching of cartography together with the training of geography teachers. For this, the methodological strategies adopted were bibliographical review, curricular analysis, observation, focus group and activities with cartographic practices. The literature review led us to three notions of cartography: cartography based on the philosophy of Deleuze and Guattari; the post-representational cartographies that emerge in Geographical Cartography; and the third perspective are proposals that converge towards the focus as the New Social Cartography of the Amazon. The analysis of the curriculum together with the focus group points to the urgency of reorganizing this one, according to the needs of the geography teacher's in relation to the cartographic language. While the activities we note the divergence between an epistemology of space and the production of the same by Cartography. Finally, we conclude the need for curricular reformulation taking into account the needs of the training of teachers of Geography, from an extended perspective of Cartographic Culture and that contributes to the construction of the geo-spatial thought of the students through the geographic education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Linguagem cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Pensamento espacial | pt_BR |
dc.subject | Educação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de geografia | pt_BR |
dc.subject | Cartographic language | pt_BR |
dc.subject | Spatial thinking | pt_BR |
dc.subject | Geographic education | pt_BR |
dc.subject | Formation of geography teachers | pt_BR |
dc.title | O ensino de cartografia e a formação de professores: estratégias pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacial | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of cartography and teacher training: post-representational strategies and the construction of spatial (geo)thinking | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8590831067889499 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5122075802019310 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação de mestrado tem por objetivo compor linhas de fuga, com base na relação entre estratégias cartográficas pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacial, para repensar o ensino de Cartografia junto a formação de professores de Geografia. Para tanto, as estratégias metodológicas adotadas foram a revisão bibliografica, análise curricular, observação, grupo focal e atividades com práticas cartográficas. A revisão bibliográfica nos conduziu a três noções de cartografia: a cartografia com base na filosofia de Deleuze e Guattari; as Cartografias pós-representacionais que emergem na Cartografia Geográfica; e a terceira perspectiva são propostas que convergem para o enfoque como o da Nova Cartografia Social da Amazônia. A análise do currículo junto ao grupo focal aponta para a urgência de reorganizar este, conforme as necessidades do oficio professor de Geografia em relação à linguagem cartográfica. Enquanto as atividades constatam a divergência entre uma epistemologia do espaço e a produção do mesmo pela Cartografia. Por fim, conclui-se a necessidade de reformulação curricular levando em consideração as necessidades da formação de professores de Geografia, a partir de uma perspectiva ampliada de Cultura Cartográfica e que contribua para a construção do pensamento (geo)espacial dos alunos através da educação geográfica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Spironello, Rosangela Lurdes | |