A organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na formação de professores de Educação Física
Resumo
A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Escola, Formação e Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, tem como tema a formação dos professores de Educação Física, organizada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, Resoluções CNE/CP 01 e 02/2002 e CNE/CES 07/04. Orientando nossa investigação, apresentamos como problema de pesquisa a pergunta científica “Que contradições existem na organização do trabalho pedagógico e no trato com o conhecimento na formação de professores de Educação Física e como elas se apresentam frente à organização do trabalho no Modo de Produção Capitalista no atual contexto de crise estrutural do capital?“. Tendo como aporte teórico o Materialismo Histórico Dialético, elaboramos um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFPEL e utilizamos como instrumentos de coleta de informações análise dos documentos que dispõem sobre a formação em Educação Física na ESEF/UFPEL e em âmbito nacional, entrevista semiestruturada com professores que compõem o quadro docente nos cursos de Educação Física da ESEF/UFPEL e questionário com os estudantes dos cursos de licenciatura (diurno) e bacharelado em Educação Física dessa mesma instituição. O processo de análise do material coletado no trabalho de campo pautou-se na articulação entre as categorias filosóficas, científicas e empíricas. Empiricamente, verificamos que a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no processo de formação de professores de Educação Física na ESEF/UFPEL coadunam com o projeto impetrado pelo capital à educação no que tange à gestão e os processos decisórios, a subsunção da formação às demandas do mercado de trabalho, pautando-se pelas referências da empregabilidade, competências e movimento humano enquanto objeto de estudo, e negação do conhecimento historicamente produzido. Finalizamos apontando para proposta de Licenciatura Ampliada como alternativa superadora e a expressão teórica e política mais avançada no plano da formação de professores em Educação Física, tendo como eixos: a formação omnilateral, a história como matriz formativa, a cultura corporal como objeto de estudo, a práxis social como articuladora do conhecimento, a gestão democrática do trabalho escolar e pedagógico, a autoorganização dos estudantes e a referência de um projeto histórico claro e explícito, que supere a organização social do capital.
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