dc.creator | Araújo, Luciane Collares | |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T14:07:18Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T14:07:18Z | |
dc.date.issued | 2013-03-12 | |
dc.identifier.citation | Araújo, Luciane Collares. Programa Mais Educação em Bagé: uma proposta de Educação Integral? 2013. 156f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4946 | |
dc.description.abstract | In actuality, it has been increasingly frequent speech Salvationist within the public sphere that feeds the protagonist experienced by civil society in recent times by some public policies that accumulate various experiences in the field of care, including education, with State support that acts focused and directed, according to political and economic interests. Public policies in the federal government began to be translated into programs in recent years. The school has taken a prominent place in the development of these actions that put students at the center of these actions. The Fulltime Education has been in governmental discourses, identified as a possible answer to the demand for quality education that enables point towards new alternatives for education. This research analyzes the concept of Fulltime Education in this Normative Interministerial N°. 17/2007 establishing the ―Programa Mais Educação‖, part of the ―Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)‖.Main objective was to analyze the extent to which the actions of this program refer to a proposed Fulltime Education that aims the learning process meaningful and emancipatory school Municipal ―Azul‖ Elementary School in the city of Bagé/RS. For this, we used as reference the historical and dialectical materialism as a possible theory of interpretation of the educational reality that offers the tools of thought to apprehension the reality of multiple determinations. This is a survey of the case study that relied on documentary analysis and literature review on the topic. As methodological strategies were used participant observation and semi-structured interviews. For the interpretation of the data followed the guidelines of content analysis of Bardin (1977). The research revealed that the Programa Mais Educação provides for the supply of Fulltime Education, through the realization of social and educational activities after school, but there is a contradiction between the theoretical proposal defended and practice observed. With respect to the challenges to the effective realization of an emancipatory Fulltime Education, include: the training of monitors; little or no dialogue between educators from both shifts in school, lack of adequate space for activities, not interconnection of shifts and a fragmented education, presented only in part and not expanded into a Fulltime Education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.subject | Fulltime education | pt_BR |
dc.title | Programa Mais Educação em Bagé: uma proposta de Educação Integral? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Na atualidade, tem sido cada vez mais frequente o discurso salvacionista no âmbito da esfera pública que se alimenta do protagonismo vivenciado pela sociedade civil nos últimos tempos por intermédio de algumas políticas públicas que, acumulam experiências diversas no campo assistencial, inclusive na educação, com o apoio do Estado que, age de forma focalizada e dirigida, de acordo com interesses políticos e econômicos. As políticas públicas no governo federal passaram a ser traduzidas em programas, nos últimos anos. A escola assumiu um lugar de destaque no desenvolvimento dessas ações que colocam os estudantes no centro dessas ações. A Educação Integral tem sido, nos discursos governamentais, apontada como uma possível resposta à demanda por uma educação de qualidade que possibilite apontar novos caminhos para a educação. Esta pesquisa analisa a concepção de Educação Integral presente na Portaria Normativa Interministerial n° 17/2007, que institui o Programa Mais Educação, integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Teve por objetivo principal, analisar em que medida as ações deste programa encaminham-se para uma proposta de Educação Integral que tenha como objetivo o processo de ensino aprendizagem significativo e emancipador, na escola Municipal de Ensino Fundamental Azul, no município de Bagé/RS. Para tal, utilizou-se como referência o materialismo histórico dialético como uma teoria possível de interpretação da realidade educacional, que oferece os instrumentos de pensamento para apreensão das múltiplas determinações da realidade. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso e recorre a análise documental e bibliográfica do tema em análise. Como principais estratégias metodológicas foram utilizadas a observação participante e a entrevista semiestruturada. Para a interpretação dos dados seguiu-se as orientações da análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa revelou que o Programa Mais Educação prevê a oferta de Educação Integral, por meio da realização de atividades socioeducativas no contraturno escolar; porém existe a contradição entre a proposta teórica defendida e a prática constatada. Com relação aos desafios para a realização efetiva de uma Educação Integral emancipadora, destacam-se: a formação dos monitores; o pouco ou nenhum diálogo entre os educadores dos dois turnos de trabalho na escola; a falta de espaços adequados para as atividades; a não interligação dos turnos e uma educação fragmentada, apresentada somente em turno ampliado e não em uma Educação Integral. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Valdelaine da Rosa | |