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A Teoria do Estado Laico na Civitas de Marsílio de Pádua como precursora do Estado de Thomas Hobbes..
dc.creator | Oliveira, Hilario Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2020-04-24T00:06:35Z | |
dc.date.available | 2020-04-23 | |
dc.date.available | 2020-04-24T00:06:35Z | |
dc.date.issued | 2012-09-05 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Hilario de Oliveira. A Teoria Do Estado Laico Na Civitas De Marsílio De Pádua Como Precursora Do Estado De Thomas Hobbes. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5041 | |
dc.description.abstract | The problem of the relationship between ecclesiastical power and secular power had great exponents, among which was Marsilius of Padua (1280-1343) and Thomas Hobbes (1588-1679). In this study we analyze some ideas of these two important exponents of the theory of the state. We demonstrate that support elements to affirm that both are the first to formulate a theory of the Secular State, where there is no interference of ecclesiastical power in the administration of the kingdom. Thinkers to compose their theories intended to demonstrate the path to social peace, so dear to organized society. Marsilio said that wars are existing as a result of interference of the clergy in the mobilization of secular power. For Hobbes there are wars by the weakness of men. Both theories are important for discussing something that was and remains fundamental to the corporation, which is the state? What power, what are their limits of performance? | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Estado | pt_BR |
dc.subject | Igreja | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Marsílio de Pádua | pt_BR |
dc.subject | Thomas Hobbes | pt_BR |
dc.subject | State | pt_BR |
dc.subject | Church | pt_BR |
dc.subject | Power | pt_BR |
dc.title | A Teoria do Estado Laico na Civitas de Marsílio de Pádua como precursora do Estado de Thomas Hobbes.. | pt_BR |
dc.title.alternative | The Secular State Theory in the Civitas de Marsílio de Padua as precursor of the State of Thomas Hobbes. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2862484456684391 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5956718110743667 | pt_BR |
dc.description.resumo | O problema da relação entre poder secular e poder eclesiástico teve grandes expoentes, dentre os quais destacam-se Marsílio de Pádua (1280-1343) e Thomas Hobbes (1588-1679). Neste estudo analisamos algumas idéias destes dois importantes expoentes da teoria sobre o Estado. Procuramos demonstrar elementos que corroboram para afirmar que ambos são os primeiros a formular uma teoria do Estado Laico, onde não há interferência do poder eclesiástico na administração dos reinos. Os pensadores ao comporem suas teorias pretendiam demonstrar o caminho para a paz social, tão cara a sociedade organizada. Marsílio afirma que as guerras existentes são em consequência de interferência dos clérigos na seara do poder secular. Para Hobbes as guerras existem pela debilidade dos homens. Ambas as teorias são importantes por discutirem algo que foi e permanece sendo fundamental para a sociedade organizada, o que é o Estado? O que é o poder, quais são seus limites de atuação? | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Strefling, Sérgio Ricardo |
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PPGFIL: Dissertações e Teses [145]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Filosofia