Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOliveira, Hilario Oliveira de
dc.date.accessioned2020-04-24T00:06:35Z
dc.date.available2020-04-23
dc.date.available2020-04-24T00:06:35Z
dc.date.issued2012-09-05
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Hilario de Oliveira. A Teoria Do Estado Laico Na Civitas De Marsílio De Pádua Como Precursora Do Estado De Thomas Hobbes. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5041
dc.description.abstractThe problem of the relationship between ecclesiastical power and secular power had great exponents, among which was Marsilius of Padua (1280-1343) and Thomas Hobbes (1588-1679). In this study we analyze some ideas of these two important exponents of the theory of the state. We demonstrate that support elements to affirm that both are the first to formulate a theory of the Secular State, where there is no interference of ecclesiastical power in the administration of the kingdom. Thinkers to compose their theories intended to demonstrate the path to social peace, so dear to organized society. Marsilio said that wars are existing as a result of interference of the clergy in the mobilization of secular power. For Hobbes there are wars by the weakness of men. Both theories are important for discussing something that was and remains fundamental to the corporation, which is the state? What power, what are their limits of performance?pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectMarsílio de Páduapt_BR
dc.subjectThomas Hobbespt_BR
dc.subjectStatept_BR
dc.subjectChurchpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.titleA Teoria do Estado Laico na Civitas de Marsílio de Pádua como precursora do Estado de Thomas Hobbes..pt_BR
dc.title.alternativeThe Secular State Theory in the Civitas de Marsílio de Padua as precursor of the State of Thomas Hobbes.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2862484456684391pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5956718110743667pt_BR
dc.description.resumoO problema da relação entre poder secular e poder eclesiástico teve grandes expoentes, dentre os quais destacam-se Marsílio de Pádua (1280-1343) e Thomas Hobbes (1588-1679). Neste estudo analisamos algumas idéias destes dois importantes expoentes da teoria sobre o Estado. Procuramos demonstrar elementos que corroboram para afirmar que ambos são os primeiros a formular uma teoria do Estado Laico, onde não há interferência do poder eclesiástico na administração dos reinos. Os pensadores ao comporem suas teorias pretendiam demonstrar o caminho para a paz social, tão cara a sociedade organizada. Marsílio afirma que as guerras existentes são em consequência de interferência dos clérigos na seara do poder secular. Para Hobbes as guerras existem pela debilidade dos homens. Ambas as teorias são importantes por discutirem algo que foi e permanece sendo fundamental para a sociedade organizada, o que é o Estado? O que é o poder, quais são seus limites de atuação?pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Strefling, Sérgio Ricardo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem