Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPogozelski, Luísa Caroline da Silveira
dc.date.accessioned2020-04-28T02:14:08Z
dc.date.available2020-04-27
dc.date.available2020-04-28T02:14:08Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.citationPOGOZELSKI, Luísa Caroline da Silveira. O moralismo moderado de Noël Carroll: Uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. 2016, 157 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5073
dc.description.abstractThe following work has as its object to demonstrate de results of a research about the answer Noël Carroll supplied to the problem of the relation between moral and art. The position of the author named moderate moralism composes a baseline for the moral critic of works of art. We employed a number of resources also used by the author, as the one of showing its position from a dialectical negotiation to other answers to the problem. Recognizing the importance of Carroll's critic to the consequences of autonomism to the philosophy of art (consequences which strike the possibility of interaction between artistic and moral values), we focused on presenting the resolution of the author to this problem. Observing the fact that the moral critic of works of art suggested by him is still mostly confounded with the puritanical version of it, we dedicated a chapter to the characterization of Carroll's position as moderated, as well as for briefly defending the artistic freedom, in a way that refutes the radical moralist position. At our core chapter, we exposed a general read of Carroll's answer to the central problem of our research, concentrating in his basing on the writings of Aristotle and David Hume, his conceiving of emotive responses to works of art, his definitions of clarificacionism and wheel of virtue, and his defense of a correspondence between the achievements made by some works of art and by thought experiments. Our general ambition was to place Carroll's position as the most substantial and promising one, although it still need some explanations and elucidations. We even resorted in contributions to this discussion and critics of other contemporary philosophers, like Robert Stecker, Matthew Kieran, George Dickie e Alessandro Giovannelli.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectCrítica moralpt_BR
dc.subjectObras de artept_BR
dc.subjectMoralismo moderadopt_BR
dc.subjectNoël Carrollpt_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectMoral criticspt_BR
dc.subjectPhilosophy of artpt_BR
dc.subjectArtwork’spt_BR
dc.subjectModerate moralismpt_BR
dc.titleO moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte.pt_BR
dc.title.alternativeNoël Carroll's moderate moralism: a theoretical basis for the moral critique of works of art.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3213182961972572pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9512892707756969pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem por objetivo demonstrar os resultados de uma pesquisa acerca da resposta fornecida por Noël Carroll ao problema da relação da arte com a moral. A posição do autor é denominada de moralismo moderado, e constitui uma base para a crítica moral das obras de arte. Nos utilizamos de vários recursos argumentativos empregados pelo autor, como o de apresentar sua posição em uma negociação dialética com as outras respostas ao problema. Reconhecendo a importância da crítica feita por Carroll às consequências do autonomismo para a filosofia da arte (consequências estas que atingem a possibilidade da interação dos valores artísticos e morais), nos focamos em apresentar a resolução, por parte do autor, deste problema. Atentando para o fato de que a crítica moral das obras de arte sugerida por ele ainda é em grande parte confundida com a versão puritana da mesma, dedicamos um capítulo para a caracterização da posição de Carroll como moderada, bem como para uma breve defesa da liberdade artística, de forma a refutar a posição do moralista radical. Em nosso capítulo principal, exibimos uma compreensão geral da resposta de Carroll ao problema central de nossa pesquisa, concentrando-nos em sua fundamentação nos escritos de Aristóteles e David Hume, em sua compreensão das respostas emotivas a obras de arte, em suas definições de clarificacionismo e de roda da virtude e em sua defesa da correspondência entre realizações alcançadas por algumas obras de arte e por experimentos mentais. Nossa pretensão geral foi a de colocar a posição de Carroll como a mais robusta e promissora, apesar de não obstante necessitar de algumas explicações e esclarecimentos. Ainda nos utilizamos de contribuições discussão e críticas de outros filósofos contemporâneos, como as de Robert Stecker, Matthew Kieran, George Dickie e Alessandro Giovannelli.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Araldi, Clademir Luís


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem