dc.creator | Vieira, Maurício Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T02:15:36Z | |
dc.date.available | 2020-04-27 | |
dc.date.available | 2020-04-28T02:15:36Z | |
dc.date.issued | 2016-03-29 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Maurício Medeiros. A relação entre o livre arbítrio, a felicidade e a presciência de Deus no pensamento de Severino Boécio. 2016, 141 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5075 | |
dc.description.abstract | This work aims to highlight the important role of free will to successfully consolidate the idea of happiness in De Consolatione Philosophiae Severino Boethius. Indeed, we go through the main issues faced by the wise prisoner, such as the goods of Fortune, the identification of God as the supreme good that is sought, of course, for all men; the problem of evil and the apparent incompatibility between free will and divine foreknowledge. More peculiar, discuss the view expressed by Boethius, in his testamentary work, according to which, every man to seek the highest good, becomes a god by participation. We intend to demonstrate the important difference between the substance of the creator who is God and the substance of creatures, proposed by Boethius, specifically in its De hebdomadibus, since, in De Consolatione Philosophiae, Roman wise not thematizes more detail such differentiation. We will additionally present the problem of evil, as Boethius says that everything that exists comes from a God who is good and can only do good. In this sense, the author wonders, from which then comes evil? In the treatment of this issue, we note the approach of Boethius with Platonism and Saint Augustine's contribution to the solution of this problem. Finally, our study will stop on the design of Providence, chance and Target, for, soon after, present the Roman wise approach on the issue of free will and divine foreknowledge, highlighting the important role of freedom of the will to obtaining happiness as desired by all. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Felicidade | pt_BR |
dc.subject | Presciência | pt_BR |
dc.subject | Livre arbítrio | pt_BR |
dc.subject | Mal | pt_BR |
dc.subject | Happiness | pt_BR |
dc.subject | Prescience | pt_BR |
dc.subject | Free will | pt_BR |
dc.subject | Evil | pt_BR |
dc.title | A relação entre o livre arbítrio, a felicidade e a presciência de Deus no pensamento de Severino Boécio. | pt_BR |
dc.title.alternative | The relationship between free will, happiness and God's foreknowledge in Severino Boécio's thought. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3401699981196855 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6450962679150321 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação pretende destacar o importante papel do livre arbítrio para consolidar satisfatoriamente a ideia de felicidade no De Consolatione Philosophiae de Severino Boécio. Com efeito, pretendemos percorrer os principais temas enfrentados pelo sábio prisioneiro, tais como, os bens da Fortuna, a identificação de Deus como o Sumo Bem que é buscado, naturalmente, por todos os homens; o problema do mal e a aparente incompatibilidade entre o livre arbítrio e a presciência divina. De forma mais peculiar, abordaremos a concepção expressa por Boécio, em sua obra testamentária, segundo a qual, todo homem, ao buscar o Sumo Bem, se torna um deus por participação. Nesse sentido, pretendemos mostrar a importante diferença entre a substância do criador que é Deus e a substância das criaturas, proposta por Boécio, especificamente, no seu De hebdomadibus, uma vez que, no De Consolatione Philosophiae, o sábio romano não tematiza mais detalhadamente tal diferenciação. Abordaremos, ainda, o problema do mal, já que Boécio afirma que tudo que existe procede de um Deus que é bom e, só pode fazer o bem. Nesse sentido, questiona-se o autor, de onde, então, provém o mal? No tratamento de tal questão, constataremos a aproximação de Boécio com o platonismo e a contribuição de santo Agostinho para a solução desse problema. Por fim, nosso estudo se deterá sobre a concepção de Providência, acaso e Destino, para, logo em seguida, apresentar a abordagem do sábio romano referente ao tema do livre arbítrio e a presciência divina, destacando o importante papel da vontade livre para obtenção da felicidade tão desejada por todos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcellos, Manoel Luís Cardoso | |