Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAndreazza, Tiaraju Molina
dc.date.accessioned2020-04-29T10:07:21Z
dc.date.available2020-04-28
dc.date.available2020-04-29T10:07:21Z
dc.date.issued2013-05-10
dc.identifier.citationANDREAZZA, Tiaraju Molina. Equilíbrio Reflexivo Amplo e Justificação Pessoal. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5087
dc.description.abstractEver since its nominal formulation by John Rawls in A Theory of Justice (1971), and later popularization by a series of papers published by Norman Daniels (1979-1983), the method of wide reflective equilibrium has remained as an important part of the epistemological and metaethical debates. In spite of this role, since then the understanding of the method has not progressed substantially beyond Daniels’ papers. The aim of this dissertation is to fill this gap by arguing that Rawls's philosophy has presuppositions from which it is possible to articulate an alternative version of the method. Contrary to the standard reading put forward by Daniels, it is defended that the wide reflective equilibrium is laid out to inform that justice as fairness is the answer to the following question: if a reasonable person were personally justified in believing her moral beliefs, what conception of justice she would believe upon reflection? The wide reflective equilibrium is presented as the outline for a model of personal justification that is moderately foundationalist. Based on this image of the method are examined some objections traditionally addressed against it, such as the objections of descriptivism and conservatism. It is concluded that those objections correctly indicates some of its limitations, although it is uncertain whether such limitations are genuine flaws in Rawls’s method or not.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEquilíbrio reflexivo estreitopt_BR
dc.subjectEquilíbrio reflexivo amplopt_BR
dc.subjectJustificação pessoalpt_BR
dc.subjectNarrow reflective equilibriumpt_BR
dc.subjectWide reflective equilibriumpt_BR
dc.subjectPersonal justificationpt_BR
dc.titleEquilíbrio Reflexivo Amplo e Justificação Pessoal.pt_BR
dc.title.alternativeWide Reflective Equilibrium and Personal Justification.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0342486892601090pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2755385851635999pt_BR
dc.description.resumoDesde a sua nominal formulação por John Rawls em A Theory of Justice (1971), e posterior popularização por uma série de ensaios de Norman Daniels (1979-1983), o método do equilíbrio reflexivo amplo tornou-se parte relevante do debate metaético e epistemológico. Não obstante esse reconhecimento, desde então a compreensão que se possui do método avançou pouco além dos ensaios do Daniels. O objetivo desta dissertação é preencher essa lacuna argumentando que a filosofia de Rawls contém pressupostos a partir dos quais é possível articular uma versão alternativa do método. Contrariamente à leitura padrão favorecida por Daniels, é defendido que o equilíbrio reflexivo amplo é utilizado por Rawls para mostrar que a justiça como equidade é a resposta para a seguinte questão: se uma pessoa razoável estiver pessoalmente justificada em sustentar as suas crenças morais, que concepção de justiça ela sustentaria em reflexão? Partindo dessa caracterização, o equilíbrio reflexivo amplo é apresentado como o esboço de uma concepção moderadamente fundacionalista de justificação pessoal. Com base nessa imagem do método são discutidas algumas das objeções tradicionalmente endereçadas contra ele, como as objeções do descritivismo e do conservantismo. Conclui-se que essas críticas, se devidamente interpretadas, apontam acertadamente algumas limitações do ERA, embora seja contestável se essas limitações representem falhas genuínas no método proposto por Rawls.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Denis Coitinho


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem