No supermercado, "o segredo é o carinho": um estudo sobre consumo a partir do rural, caseiro e natural em embalagens de alimentos.
Resumo
Partimos da constatação da valorização de alimentos ditos naturais em
oposição aos classificados como industrializados e artificiais, e da observação
de que a indústria alimentar vem, ao longo do tempo, a partir da linguagem
visual de seus produtos, apropriando-se dessas novas tendências de consumo.
Nesse contexto, tornou-se corriqueiro encontrar uma ampla gama de produtos
alimentícios industrializados em cujas embalagens e publicidades estão
presentes discursos que buscam representar um apelo rural, artesanal, caseiro
e natural. Inscrevendo-se nos estudos do consumo, o presente trabalho busca
refletir sobre o processo referente à valorização desses atributos em produtos
alimentícios. Para isso, buscamos apreender os significados atribuídos a esses
produtos a partir das estratégias comunicacionais utilizadas pelas empresas, os
critérios de seleção e escolha e as percepções de qualidade dos consumidores
em relação a esses alimentos. O estudo analisa, assim, relações entre
processos comunicativos e recepção de bens simbólicos.
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