Mostrar registro simples

dc.creatorCoelho, Gabriel Bandeira
dc.date.accessioned2020-05-04T19:36:38Z
dc.date.available2020-04-30
dc.date.available2020-05-04T19:36:38Z
dc.date.issued2015-03-27
dc.identifier.citationCOELHO, Gabriel Bandeira. CAPES e o fomento aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: um olhar a partir dos Estudos Sociais da Ciência. 2015. 202 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5141
dc.description.abstractThis thesis, in theoretical terms, is based on the Sociology of Science and Social Science Studies. Since mainly to 1970s, these sociological studies (on science) are developing research that contemplate the issue on the inextricable relationship between science and society, as well as the way in which scientific knowledge is produced in theoretical and epistemological terms. Considering this, we seek to identify the reasons for the CAPES to accept and promote the development and consolidation of Interdisciplinary Post-graduate Programs, in Brazil, in the last fifteen years. We aim also, in this research, understand and explain how the surveyed programs deal and facing the challenge of producing interdisciplinary knowledge, whereas the interdisciplinary practice involves the overcoming of fragmentation, linearity and isolation ideas that are characteristics of disciplinary matrix of scientific knowledge.We further aim to verify in this research if the Programs have pointed out solutions to the complex problems, which is a feature of the times. In seeking to know the reality of Science in the production of Interdisciplinary Programs, this research presents both quantitative and qualitative data, in order to map, to highlight the political (externalist science) and epistemological (internalist science) issues, that are part of the of knowledge’s production in these programs. Considering the large number of programs that are part of the interdisciplinary evaluation area (in total are 289), we chose four programs, considered to be excellent by CAPES (6/7 grades). We believe that the choice of these programs allows us to answer the empirical aspects of this research, since they are fundamental to achieve our goal and to test the hypotheses proposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDisciplinarização do conhecimentopt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectSociologia da ciênciapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectDisciplinarization of knowledgept_BR
dc.subjectPostgraduatept_BR
dc.subjectSociology of sciencept_BR
dc.titleCAPES e o fomento aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: um olhar a partir dos Estudos Sociais da Ciência.pt_BR
dc.title.alternativeCAPES and the promotion of Interdisciplinary Graduate Programs: a look from the Social Studies of Science.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5520537266860368pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0066482228124793pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação está referenciada, teoricamente, na Sociologia da Ciência e nos Estudos Sociais da Ciência. Desde, sobretudo, a década de 1970, esses estudos sociológicos (sobre a Ciência) vêm desenvolvendo pesquisas que contemplam a temática central sobre a inextrincável relação entre Ciência e Sociedade, bem como a maneira pela qual o conhecimento científico é produzido socialmente e epistemologicamente. Com base nisto, buscamos identificar as razões que levaram a CAPES a acolher e a fomentar o desenvolvimento e a consolidação de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares no Brasil, nos últimos quinze anos. Objetivamos, também, nesta investigação compreender e explicar como tais Programas estão lidando e enfrentando o desafio de produzir conhecimento interdisciplinar, haja vista que a interdisciplinaridade envolve a superação da fragmentação, da linearidade e do isolamento, características da matriz disciplinar do conhecimento científico. Ademais, foi objetivo desta dissertação, identificar se esses Programas têm apontado soluções aos problemas de natureza complexa, característicos desta contemporaneidade. Assim, com o intuito de conhecer a realidade da produção de Ciência nos Programas Interdisciplinares, esta pesquisa apresenta uma combinação de dados quantitativos e qualitativos, a fim de mapear e enfatizar as questões políticas (ciência externalista) e epistemológicas (ciência internalista) que subjazem à produção de conhecimento nesses Programas. Dado o grande número de Programas que fazem parte da área de avalição interdisciplinar (289), trabalhamos com quatro deles, considerados de excelência pela CAPES (notas 6/7). Acreditamos que tais Programas atendem as necessidades empíricas da nossa investigação tanto no que diz respeito aos objetivos, como à verificação das hipóteses propostas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Léo Peixoto


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples