dc.creator | Cabral, Helen Gularte | |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T02:39:26Z | |
dc.date.available | 2020-05-04 | |
dc.date.available | 2020-05-05T02:39:26Z | |
dc.date.issued | 2012-03-16 | |
dc.identifier.citation | CABRAL, Helen Gularte. Guilherme Marcucci: ecletismo na Arquitetura Pelotense 1860-1901. 2012. 298 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5164 | |
dc.description.abstract | During the 19th century, changes in Europe brought a migration flow to the New World,
especially after the second half of the century, causing demographic growth and expansion of
cities. Around 1860, Pelotas urban area was developing due to economic resources from
jerked beef production, which were used for constructing buildings. At this period Marcucci,
an important character of the history of construction in the city, along with other immigrant
professionals, arrived in Pelotas. They planned and executed several projects, both public and
private, such as hospitals, chapels, clubs, town halls and residences. Although he worked in
public projects, Marcucci excelled in residential ones. This work aimed to show Marcucci´s
contribution to the city, presenting similarities and differences between his architecture and
the one produced in his country of origin – Italy –, in Brazil and in neighboring countries, like
Argentina and Uruguay. For that, books, manuals, magazines and images which represented
the architecture produced during the 19th century in these places were researched. Through an
analysis based on Argan´s principles, that considered the distribution in plan, the construction
technique and the decorative elements, the works which represented the architectural
language of the time were chosen to be compared to Marcucci´s ones, in order to reveal the
strongest architectural influence on his production. This study proved it would not be possible
to precisely discover the origin of the inspiration for each element of his production; however,
it was possible to identify the architectures of Montevideo, Buenos Aires and Italy as the main
influences on his architecture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura italiana | pt_BR |
dc.subject | Ecletismo | pt_BR |
dc.subject | Pelotas (RS) | pt_BR |
dc.subject | Architecture and Urbanism | pt_BR |
dc.subject | Italian architecture | pt_BR |
dc.subject | Eclecticism | pt_BR |
dc.title | Guilherme Marcucci: Ecletismo na Arquitetura Pelotense (1860-1901). | pt_BR |
dc.title.alternative | Guilherme Marcucci: Eclecticism in Architecture Pelotense (1860-1901). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8171660305258860 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2755931188616028 | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante o século XIX, transformações na Europa provocaram grande fluxo migratório para o
Novo Mundo, principalmente após a segunda metade do século, ocasionando o crescimento
demográfico e a expansão das cidades. Por volta de 1860, a área urbana da cidade de Pelotas
estava em desenvolvimento devido aos recursos obtidos através da produção do charque, os
quais eram aplicados na construção de edifícios. Foi nesse período que Marcucci, personagem
importante na história da construção da cidade, juntamente com outros profissionais
imigrantes, chegou a Pelotas. Eles projetaram e executaram diversas obras, públicas e
privadas, tais como hospitais, capelas, clubes, prefeituras e moradias. Apesar de trabalhar em
obras públicas, Marcucci se destacou na produção de projetos residenciais. Este trabalho teve
por objetivo evidenciar o aporte do italiano Marcucci na cidade, apresentando similitudes e
diferenças entre sua arquitetura e a produzida no seu país de origem – a Itália –, no Brasil e
em países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai. Para isso, foram pesquisados livros,
manuais, revistas e imagens que representassem a arquitetura elaborada durante o século XIX
nesses locais. Através de uma análise baseada nos princípios de Argan, que consideravam a
distribuição em planta, a técnica construtiva e os elementos decorativos, foram escolhidas
obras que representassem a linguagem arquitetônica do período para comparar às de
Marcucci, desvendando, assim, a mais forte influência arquitetônica na produção do
construtor. Este estudo provou que não seria possível descobrir exatamente de onde veio a
inspiração para cada elemento de sua produção, porém, foi possível identificar as arquiteturas
montevideana, bonaerense e italiana como as principais influenciadoras de sua arquitetura. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gutierrez, Ester Judite Bendjouya | |