Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCabral, Helen Gularte
dc.date.accessioned2020-05-05T02:39:26Z
dc.date.available2020-05-04
dc.date.available2020-05-05T02:39:26Z
dc.date.issued2012-03-16
dc.identifier.citationCABRAL, Helen Gularte. Guilherme Marcucci: ecletismo na Arquitetura Pelotense 1860-1901. 2012. 298 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5164
dc.description.abstractDuring the 19th century, changes in Europe brought a migration flow to the New World, especially after the second half of the century, causing demographic growth and expansion of cities. Around 1860, Pelotas urban area was developing due to economic resources from jerked beef production, which were used for constructing buildings. At this period Marcucci, an important character of the history of construction in the city, along with other immigrant professionals, arrived in Pelotas. They planned and executed several projects, both public and private, such as hospitals, chapels, clubs, town halls and residences. Although he worked in public projects, Marcucci excelled in residential ones. This work aimed to show Marcucci´s contribution to the city, presenting similarities and differences between his architecture and the one produced in his country of origin – Italy –, in Brazil and in neighboring countries, like Argentina and Uruguay. For that, books, manuals, magazines and images which represented the architecture produced during the 19th century in these places were researched. Through an analysis based on Argan´s principles, that considered the distribution in plan, the construction technique and the decorative elements, the works which represented the architectural language of the time were chosen to be compared to Marcucci´s ones, in order to reveal the strongest architectural influence on his production. This study proved it would not be possible to precisely discover the origin of the inspiration for each element of his production; however, it was possible to identify the architectures of Montevideo, Buenos Aires and Italy as the main influences on his architecture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectArquitetura italianapt_BR
dc.subjectEcletismopt_BR
dc.subjectPelotas (RS)pt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectItalian architecturept_BR
dc.subjectEclecticismpt_BR
dc.titleGuilherme Marcucci: Ecletismo na Arquitetura Pelotense (1860-1901).pt_BR
dc.title.alternativeGuilherme Marcucci: Eclecticism in Architecture Pelotense (1860-1901).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8171660305258860pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2755931188616028pt_BR
dc.description.resumoDurante o século XIX, transformações na Europa provocaram grande fluxo migratório para o Novo Mundo, principalmente após a segunda metade do século, ocasionando o crescimento demográfico e a expansão das cidades. Por volta de 1860, a área urbana da cidade de Pelotas estava em desenvolvimento devido aos recursos obtidos através da produção do charque, os quais eram aplicados na construção de edifícios. Foi nesse período que Marcucci, personagem importante na história da construção da cidade, juntamente com outros profissionais imigrantes, chegou a Pelotas. Eles projetaram e executaram diversas obras, públicas e privadas, tais como hospitais, capelas, clubes, prefeituras e moradias. Apesar de trabalhar em obras públicas, Marcucci se destacou na produção de projetos residenciais. Este trabalho teve por objetivo evidenciar o aporte do italiano Marcucci na cidade, apresentando similitudes e diferenças entre sua arquitetura e a produzida no seu país de origem – a Itália –, no Brasil e em países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai. Para isso, foram pesquisados livros, manuais, revistas e imagens que representassem a arquitetura elaborada durante o século XIX nesses locais. Através de uma análise baseada nos princípios de Argan, que consideravam a distribuição em planta, a técnica construtiva e os elementos decorativos, foram escolhidas obras que representassem a linguagem arquitetônica do período para comparar às de Marcucci, desvendando, assim, a mais forte influência arquitetônica na produção do construtor. Este estudo provou que não seria possível descobrir exatamente de onde veio a inspiração para cada elemento de sua produção, porém, foi possível identificar as arquiteturas montevideana, bonaerense e italiana como as principais influenciadoras de sua arquitetura.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gutierrez, Ester Judite Bendjouya


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem