Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorVasconselos, Tássia Borges de
dc.date.accessioned2020-05-06T02:45:47Z
dc.date.available2020-05-05
dc.date.available2020-05-06T02:45:47Z
dc.date.issued2014-07-14
dc.identifier.citationVASCONSELOS, Tássia Borges de. Recursos gráficos e digitais para a compreensão do uso do conceito de proporção junto à produção arquitetônica: uma abordagem didática. Pelotas,2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5194
dc.description.abstractThe analysis of referential works of architecture is traditionally used as a teaching strategy for the introduction of design activity. Exercises analysis from the point of view of geometric can help in the comprehension of logical, spatial organization and formal definition, employed by different architects. This study, based on these considerations and in particular, the recognition that analysis on the use of the concept of proportion allows us to understand certain projective logic used throughout the history of architecture, invests in structuring a teaching method. This study contributes to teaching practice for the initial stages of architectural, to be used especially in the context of disciplines of geometry and graphical representation. This study search to review the importance of the concept of proportion in architecture and its explanation according to different authors. Were revised the analysis tools and its appropriation in teaching, as well as the use of advanced visualization technology to support analysis procedures. Thus it was possible to characterize two types "proportion measurer": traditional and virtual. With this, try to transpose practice with augmented reality configuring a “digital proportion measurer”. During the didactic design was recognized repertoire of parameters analyzes of works of architecture employed by students prior to the study. The structuring of the teaching method was developed for a specific discipline but with the intention of flexibility so they may be transposed to other contexts. Thus the experimentation didactic method was performed in different teaching contexts from the initial stages of architectural training, even in postgraduate and extension courses. This study developed an educational method that included the structuring of teaching practices and building tools and materials which could then support the analysis on the use of the concept of proportion in architecture activities. We therefore believe that this study may facilitate the analysis process under the concept of proportion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectProporçãopt_BR
dc.subjectAnálise de precedentes de arquiteturapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectProportionpt_BR
dc.subjectPrecedents in Architecturept_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTeaching methodpt_BR
dc.subjectAugment realitypt_BR
dc.titleRecursos gráficos e digitais para a compreensão do uso do conceito de proporção junto à produção arquitetônica: uma abordagem didática.pt_BR
dc.title.alternativeGraphic and digital resources for understanding the use of the concept of proportion in architectural production: a didactic approach.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1945299521663592pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3860172079417937pt_BR
dc.description.resumoA análise de obras referenciais de arquitetura, tradicionalmente, é utilizada como estratégia didática para a introdução da atividade projetual. Exercícios de análises sob o ponto de vista geométrico promovem o reconhecimento de lógicas, de organização espacial e delimitação formal, empregadas por diferentes arquitetos. Este trabalho, partindo destas considerações e em particular, do reconhecimento de que a análise sobre o uso do conceito de proporção permite compreender determinadas lógicas projetuais utilizadas ao longo da história da arquitetura, investiu na estruturação de um Desenho Didático dirigido aos estágios iniciais de formação em Arquitetura, a ser utilizado principalmente no âmbito de disciplinas de geometria e representação gráfica. Para isto partiu-se de uma revisão do conceito de proporção. Junto a esta revisão acabou-se por caracterizar dois tipos de proporcionômetros: tradicional e virtual, sendo possível avançar para o que se denominou proporcionômetro digital. Através deste instrumento, estruturado a partir das técnicas de realidade aumentada, foi possível atribuir agilidade ao processo de sobreposição de elementos proporcionais sobre representações de arquitetura ou sobre as próprias obras. Foram desenvolvidos materiais didáticos para apoiar a aplicação do método e realizados experimentos em um contexto formativo de arquitetura, incluindo graduação, pós graduação e extensão. Os resultados contribuíram para desenvolver a percepção de que no processo de configuração formal existem varias ações objetivas e planejadas, permitindo que ações educativas no âmbito da geometria de representação, em estágios iniciais de formação, auxiliem no processo de delimitação de métodos projetuais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adriane Borda Almeida da


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem