Avaliação das condições de conforto térmico, lumínico e acústico no ambiente escolar, no período de inverno: o Caso do Câmpus Pelotas Visconde da Graça.
Resumo
O conforto integral no ambiente escolar é essencial para o pleno desenvolvimento
do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, avaliou-se as condições de
conforto térmico, lumínico e acústico das salas de aula do Câmpus Pelotas Visconde
da Graça, localizado na cidade de Pelotas, RS, no período de inverno, com o fim de
se recomendar estratégias passivas arquitetônicas para as futuras edificações
institucionais, buscando-se boas condições de conforto ambiental. Foram eleitas
para as avaliações, salas de aula localizadas num prédio construído em 1923, e num
prédio edificado em 2010, ambos prédios com sistemas construtivos típicos da sua
época de construção. A metodologia adotada combinou a avaliação das respostas
perceptivas dos usuários às condições ambientais e medições de variáveis físicas
ambientais. Os resultados encontrados foram comparados com os dados
referenciados por normativas brasileiras. Verificou-se que, em relação ao conforto
térmico, as salas do prédio construído em 1923 apresentaram temperaturas mais
altas que as temperaturas registradas nas salas do prédio de 2010, condição
também percebida pelos usuários. Sobre o conforto lumínico, as salas localizadas
no prédio construído em 2010 apresentaram melhor desempenho em função das
características de suas aberturas, condição também percebida pelo usuário. Quanto
ao conforto acústico, embora o prédio de 1923 tenha apresentado maior isolamento
acústico, na condição de uso das salas, o prédio de 2010 foi identificado, pelos
usuários, como o de melhor desempenho. A partir desses resultados, se elenca,
neste trabalho, uma série de recomendações de estratégias passivas arquitetônicas
que poderão nortear o desenvolvimento físico da instituição objeto desta pesquisa.
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