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dc.creatorSiewerdt, Manoela Neves
dc.date.accessioned2020-05-09T02:19:59Z
dc.date.available2020-05-07
dc.date.available2020-05-09T02:19:59Z
dc.date.issued2016-09-30
dc.identifier.citationSIEWERDT, Manoela Neves. Vitrines e Visual Merchandising: a percepção do usuário nos espaços públicos de Pelotas – RS. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5228
dc.description.abstractResearch in Applied Social Sciences uses themes of Visual Merchandising as tools for dressing store windows in such a way that they become attractive for users of public commercial spaces. There is a lack of references in the literature providing a link between streets and their store windows, using Visual Merchandising as an ally to attract users to these spaces. In this investigation it was attempted to understand, from a user’s perception standpoint, the relationship between public commercial spaces and the store windows that compose those spaces. Several variables related to the questions investigated in this research were found in the physical characteristics of the commercial spaces and of the store windows, within the perimeter studied. This case study was conducted in Pelotas, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The commercial area is located in the historical center of the city, reinforcing the importance of this site on the economic growth of Pelotas and as a reference for residents of neighboring cities that take advantage of the resources offered by the commerce of Pelotas. The following techniques and methods for data collection were adopted: a survey of physical characteristics of the city’s commercial area and of the shop windows within the perimeter, customer surveys, and behavioral maps. Results validated the stated hypotheses about the physical characteristics of the commercial space and of the techniques of Visual Merchadising. It is possible to identify that these techniques are efficient for use in commercial public spaces but they also depend, and vary, with external factors, determined by the integration of each place within the greater city grid, in agreement with the spatial syntax theory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectVitrinespt_BR
dc.subjectVisual Merchandisingpt_BR
dc.subjectEspaço Público Comercialpt_BR
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.subjectSintaxe Espacialpt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectWindow Shopspt_BR
dc.subjectVisual Merchandisingpt_BR
dc.subjectPublic Commercial Spacept_BR
dc.subjectEnvironmental Perceptionpt_BR
dc.subjectSpatial Syntaxpt_BR
dc.titleVitrines e Visual Merchandising: a percepção do usuário nos espaços públicos de Pelotas.pt_BR
dc.title.alternativeStore Windows and Visual Merchandising: a user’s perception in public spaces in Pelotas, RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9830698201073990pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7704750589872182pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rocha, Eduardo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6927803856702261pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas tem como tema o uso do Visual Merchandising como ferramenta de composição de vitrines, com o intuito de qualificá-las para que se tornem atrativas ao olhar do usuário do espaço público comercial. O problema centra-se na lacuna bibliográfica que indique a relação entre as ruas comerciais e as vitrines que as compõem, considerando o Visual Merchandising como um aliado na atração do usuário ao local. O objetivo geral desta investigação visa compreender através da percepção do usuário como se dá a relação entre os espaços públicos comerciais e as vitrines que os compõem. Para isso, as variáveis relacionadas ao problema de pesquisa encontram-se nas características físicas dos espaços públicos comerciais e nas características físicas das vitrines estudadas no perímetro delimitado. O estudo de caso selecionado é o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, no Brasil. Esse se caracteriza por possuir o centro de comércio coincidindo com o centro histórico da cidade, reforçando a importância deste local no crescimento econômico de Pelotas e como fonte de referência para os residentes das cidades vizinhas que usufruem das possibilidades oferecidas no comércio local. Logo, em função da natureza deste estudo, as seguintes técnicas e métodos de coleta de dados foram adotados: levantamentos das características físicas do centro comercial da cidade e das vitrines inseridas no perímetro delimitado, questionários e mapas comportamentais. Os resultados demonstram que as hipóteses levantadas acerca da importância das características físicas do espaço comercial e das técnicas de Visual Merchandising se confirmam, sendo possível identificar que, apesar de serem fundamentais para o uso com qualidade dos espaços públicos comerciais, também dependem e variam de acordo com fatores alheios, determinados pela integração dos locais com a malha urbana da cidade, de acordo com a teoria da sintaxe espacial.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Medvedovski, Nirce Saffer


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