dc.creator | Pons, Antonella dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-05-09T02:24:09Z | |
dc.date.available | 2020-05-08 | |
dc.date.available | 2020-05-09T02:24:09Z | |
dc.date.issued | 2017-07-28 | |
dc.identifier.citation | PONS, Antonella dos Santos. Som em Devir: Por uma cartografia sensível da paisagem sonora urbana. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5237 | |
dc.description.abstract | This exploratory study unveils emerging social and urban phenomena on a less visible plane: the urban soundscape. It approaches sensitive ways of breaking the visual paradigm in the field of architecture and urbanism, understanding the sound element upon difference, comprehended as “leaks” or ruptures in existing hegemonic systems. The developed methodology proposes the embodied encounter with the city as a way to overcome the sensorial numbness present in urban life and traditional planning processes. Moreover, it has been adapted in order to establish connections between urbanism, art and contemporary sound studies, having the philosophy of difference as a mediating field and producer of results. At the center of the discussion, the urban soundscape is approached upon three amplitudes: the urban musical production, the embodied experience in the city and the production of micropolitical sound territories, investigated through experiments carried out in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, and João Pessoa, Paraíba. Besides the experiments, each of the amplitudes contains approximations with local artists (from Pelotas) related to the subjects observed: a musician, a dancer and a pseudo-artist who create sound interventions. In addition to providing ways for reflection and critical analysis of the city from sound, their productions located on the edges of official circuits of music, dance and art impel multiple and circumstantial inputs to the themes investigated. Performing soundwalks with each of them, possible worlds were created, imagines and fabled, assemblaged in chronic throughout the research. The sensitive cartography between body, city and urban soundscape results in the mapping of the power of thought produced upon this invisible plane, unraveling tissues not apprehended in superior views or satellite images, exploring new tactics of appropriation of the urban space as alternatives to traditional processes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Paisagem sonora urbana | pt_BR |
dc.subject | Cartografia sonora | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Som | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Architecture and Urbanism | pt_BR |
dc.subject | Urban soundscape | pt_BR |
dc.subject | Sound cartography | pt_BR |
dc.subject | City | pt_BR |
dc.subject | Sound | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneity | pt_BR |
dc.title | Som em Devir: Por uma cartografia sensível da paisagem sonora urbana. | pt_BR |
dc.title.alternative | Sound in Become: for a sensitive cartography of the urban soundscape. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3895084130510456 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6927803856702261 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo exploratório desvenda fenômenos sociais e urbanos emergentes em um plano menos visível: a paisagem sonora urbana. Aborda maneiras sensíveis de romper o paradigma visual no campo da arquitetura e do urbanismo, compreendendo o elemento sonoro a partir da diferença, entendida como “vazamentos” ou rupturas em sistemas hegemônicos existentes. A metodologia desenvolvida propõe o encontro corporal com a cidade como via de superação do adormecimento sensorial presente na vida urbana e nos processos tradicionais de planejamento. Além disso, foi adaptada de forma a estabelecer conexões entre urbanismo, arte e estudos contemporâneos do som, tendo a filosofia da diferença como campo mediador e produtor de resultados. No centro da discussão, a paisagem sonora urbana é abordada a partir de três amplitudes: a produção musical urbana, a experiência corporal na cidade e a produção de territórios sonoros micropolíticos, investigadas através de experimentos realizados na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, e também em João Pessoa, Paraíba. Além dos experimentos, cada uma das amplitudes contém aproximações com artistas locais (de Pelotas) relacionados aos temas observados: um musicista, uma bailarina e um “pseudo-artista” criador de intervenções sonoras. Além de fornecer vias de reflexão e análise crítica da cidade a partir do som, suas produções localizadas às margens dos circuitos oficiais da música, da dança e da arte impulsionam entradas múltiplas e circunstanciais às temáticas investigadas. Realizando passeios sonoros com cada um deles, foram criados mundos possíveis, imaginados e fabulados, distribuídos em crônicas ao longo da pesquisa. A cartografia sensível entre corpo, cidade e paisagem sonora tem como resultado o mapeamento da potência de pensamento produzida sobre este plano invisível, desvendando tecidos não apreendidos em vistas superiores ou imagens de satélite, explorando novas táticas de apropriação do espaço urbano como vias alternativas aos processos tradicionais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Eduardo | |