Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorNunes, Cristiane dos Santos
dc.date.accessioned2020-05-09T02:27:28Z
dc.date.available2020-05-08
dc.date.available2020-05-09T02:27:28Z
dc.date.issued2017-04-28
dc.identifier.citationNUNES, Cristiane dos Santos. As disciplinas de geometria do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel: uma análise de exercícios didáticos de 1972 a 2015. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5239
dc.description.abstractThe Architecture and Urbanism Course of the Federal University of Pelotas began in 1972 and since then, 21 curricula have been implemented. The geometry disciplines were used to reshape. In order to see if there are evasive changes in these disciplines, from 1972 to 2015, this work analyzed proposals for didactic essays, related to each curriculum, in order to identify and compare the structures of wisdom involved: what problems were treated, Whether applied explicitly or not to the architecture; What techniques are presented, which are the mentioned technologies and the studied theories. In this way, use the structured notion of saber, coming from the field of Fundamental Didactics, systematized by Yves Chevallard. The most recent results are the curricular reforms of 1975 and 2011. The first time that the content monitoring and geometric loads and the second one for having rescued some contents and workload, especially for demonstrating, through the exercises, an explicit Direction To the specific context of training in architecture. Along with the curriculum of 2011 the exercises are characterized mainly by the problematization around the geometries implicit in works of architecture. To investigate and represent these geometries techniques, technologies and theories have been increased / rescued. It is evidenced the establishment of a continuous process of investment in the appropriation of diverse digital technologies of representation and visualization for a configuration of techniques of resolution of the proposed problems. The theory, which anticipates the one focused essentially on the projective techniques, by the facilities of the automation of its parts by digital means, passes a cover or study of the geometric form properly said as structurer of the architectural forms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectExercícios didáticospt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectEstruturas de saberpt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTeaching exercisespt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectKnowledge structurespt_BR
dc.titleAs disciplinas de geometria do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel: uma análise de exercícios didáticos de 1972 a 2015.pt_BR
dc.title.alternativeThe subjects of geometry course of Architecture and Urbanism UFPel: an analysis of didactic exercises 1972-2015.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7158172139308069pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3860172079417937pt_BR
dc.description.resumoO Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas teve início no ano de 1972 e desde então foram implementados 21 currículos. As disciplinas de geometria, sob uma abordagem gráfica, ao longo deste período, foram sendo reformuladas. Com o intuito de compreender as mudanças ocorridas nestas disciplinas, no período de 1972 a 2015, este trabalho analisou propostas de exercícios didáticos, relativas a cada currículo, de maneira a identificar e comparar as estruturas de saber envolvidas: quais os problemas tratados, se aplicados de maneira explícita ou não à arquitetura; quais as técnicas apresentadas, quais as tecnologias mencionadas e as teorias estudadas. Desta maneira, utilizou-se a noção estruturada do saber, advinda do campo da Didática Fundamental, sistematizada por Yves Chevallard. Os resultados mostram que as mudanças mais significativas ocorreram com as reformas curriculares de 1975 e 2011. A primeira quando suprimiu conteúdos e cargas horárias de geometria e a segunda por ter resgatado alguns conteúdos e carga horária, mas especialmente por demonstrar, por meio dos exercícios, um direcionamento explícito ao contexto específico de formação em arquitetura. Junto ao currículo de 2011 os exercícios ficam caracterizados principalmente pela problematização em torno das geometrias implícitas em obras de arquitetura. Para investigar e representar estas geometrias foram incrementadas/resgatadas técnicas, tecnologias e teorias. Fica evidenciado o estabelecimento de um processo contínuo de investimento na apropriação de variadas tecnologias digitais de representação e visualização para a configuração de técnicas de resolução dos problemas propostos. A teoria, que antes parecia estar focada essencialmente nas técnicas projetivas, pelas facilidades da automatização das mesmas por meios digitais, passa a abarcar o estudo da forma geométrica propriamente dita como estruturadora das formas arquitetônicas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adriane Borda Almeida da


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem