Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFarias, Thaíse Mendes
dc.date.accessioned2020-05-11T20:27:43Z
dc.date.available2020-05-11
dc.date.available2020-05-11T20:27:43Z
dc.date.issued2014-08-12
dc.identifier.citationFARIAS, Thaíse Mendes. A racionalidade das decisões judiciais e o teor político do discurso jurídico sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra: análise das decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre a Questão Agrária no Brasil no período da abertura democrática (1980-2011). 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5261
dc.description.abstractThe judicialization of politics has been an actual fact, but both its theoretical justification and its social objectives still are unable to provide a consensus, which leaves some serious setbacks.There is a general feeling of imbalance between security and justice. On the one hand, there is the existing models of legal rationality, which strive to create a certain neutralization of the judiciary. On the other hand, there are the normative assumptions (inheritance of natural law and positivism), which have failed to fulfill the promise of social emancipation departing from the right of the legal world.The search for new rationales to legitimize the normative validity is so that, if posed, the ideals of justice and security can defend the judicial practices with a greater role of inclusion into matters of great social scale. This can often trample or anticipate the actions of its own political powers (legislative and executive), which are still not resolved properly, either in theoretical terms or in terms of evaluating their practical effects. Therefore, in this issue of legalization of politics, this study aims to evaluate the profile of the judicial nature of politics in Brazil, focusing specifically on the justices of the Supreme Court and Superior Court of Justice on the social issue of land reform in the democratic period after the promulgation of the Constitution of 1988 by 2010.An inductive study of these decisions included two elements: a) emancipatory(ie; according to most models of the democratic participation (public) sphere of the judiciary). The restoration of the link between the judicial decision and the world of the life of society as well as the assertion of the judiciary as an instrument in the hands of society, to guarantee (and even create) rights achieved by social struggles; b) violator of political-democratic safeguards, looking at the risk that the empowerment of the judiciary (power in Brazil not subject to democratic control) can not only destabilize politically active powers, but can also become invaded by ideological disputes of dominant groups. This is in addition to the risk of suffering an easier cooptation of this judicial power by hegemonic elites.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectPoder Judiciáriopt_BR
dc.subjectJudicialização da políticapt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terrapt_BR
dc.subjectQuestão Agráriapt_BR
dc.subjectPolitical sciencept_BR
dc.subjectJudiciarypt_BR
dc.subjectJudicialization of Politicspt_BR
dc.subjectRationalitypt_BR
dc.subjectMovement of Landless Rural Workerspt_BR
dc.subjectAgrarian Questionpt_BR
dc.titleA racionalidade das decisões judiciais e o teor político do discurso jurídico sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra: análise das decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre a Questão Agrária no Brasil no período democrático (da década de 1980 até 2011).pt_BR
dc.title.alternativeThe Rationality of Judicial Decisions and the Content of Legal Discourse on the Landless Workers Movement: look analysis of the Institution of the Judiciary by the decisions of the STJ and STF on Agrarian Question in Brazil in The Democratic Opening Period (1980-2011).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1430088470348994pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7429671153120763pt_BR
dc.description.resumoA judicialização da política tem sido um fato atual. Mas tanto sua justificação teórica quanto suas finalidades sociais ainda não se conseguem sustentar em um consenso, restando algumas sérias contrariedades. Isso porque, de um lado, os modelos de racionalidade jurídica até então existentes, que pugnavam por uma certa neutralização do judiciário e de toda a reflexão profunda a respeito dos seus pressupostos normativos (heranças do jusnaturalismo e do positivismo), não lograram satisfazer a promessa de emancipação social e acabaram por afastar os submetidos ao direito do mundo jurídico, ocasionando um sentimento geral de desequilíbrio entre segurança e justiça. De outro, a busca de novas racionalidades – que legitimassem a validade normativa (a fim de que se sopesassem os ideais de justiça e segurança) e que defendessem as práticas jurisdicionais com um papel de maior intrusão em questões de grande envergadura social, muitas vezes, atropelando ou se antecipando à ação dos próprios poderes políticos (legislativo e executivo) – ainda está devidamente mal resolvida, seja em termos teóricos, seja em termos de avaliação de seus efeitos práticos. Nesse tema da judicialização da política, este estudo objetiva, assim, avaliar o perfil da jurisdicionalização da política no Brasil, especificamente, no caso da questão dos julgados do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça na questão social da reforma agrária no período democrático, até 2011. A ideia foi classificar, por um estudo indutivo dessas decisões, se o perfil dessa judicialização se apresenta como: a) emancipatório, ou seja, acorde com modelos de maior participação democrática na esfera (pública) do judiciário, com a restauração da ligação entre a decisão judicial e o mundo da vida da sociedade e com a afirmação do judiciário como um instrumento, nas mãos da sociedade, para a garantia (e, até, a criação) de direitos alcançados pelas lutas sociais; b) ou se violador das garantias político-democráticas, pelo risco que o empoderamento do judiciário (poder, no Brasil, não sujeito ao controle democrático) possa não só desestabilizar os poderes politicamente atuantes, como também se tornar invadido por disputas ideológicas de grupos dominantes, além de se sofrer o risco de uma mais fácil cooptação desse poder jurisdicional pelas elites hegemônicas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Albernaz, Renata Ovenhausen


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem